Pular para o conteúdo principal

Guarda Municipal garantirá a segurança nas unidades de Saúde 24 horas por dia
Foto: Rodrigo Clemente/PBH

Guarda Municipal garantirá a segurança nas unidades de Saúde 24 horas por dia

criado em - atualizado em

A partir desta terça-feira (2), as Unidades de Pronto Atendimento (UPA) da Prefeitura de Belo Horizonte passam a contar com a presença da Guarda Civil Municipal 24 horas por dia. A medida será adotada nas nove regionais da capital e foi determinada pelo prefeito Fuad Noman, atendendo a demanda dos servidores da Saúde e do sindicato da categoria. O objetivo é evitar agressões e ameaças nos equipamentos da cidade.

 

O prefeito Fuad também determinou a criação de um Grupo de Trabalho que atuará de forma permanente na elaboração de diagnósticos da violência nas unidades da rede de Saúde. Durante reunião realizada nesta manhã com a presença dos secretários Cláudia Navarro (Saúde), Genilson Zeferino (Segurança) e André Reis (Planejamento) e do comandante da Guarda Municipal, Júlio César de Freitas, ficou definido que tais diagnósticos servirão de base para eventuais adequações na estratégia de segurança dos equipamentos da Saúde. Na ocasião, ações a médio e longo prazo também foram definidas.

 

A reestruturação da atuação da Patrulha SUS, que conta com 40 motos destinadas  exclusivamente ao patrulhamento preventivo da rede, e o treinamento dos porteiros das UPAs da capital estão entre as providências a médio prazo, previstas para serem  colocadas em prática no próximo mês. A ideia é usar os diagnósticos da violência elaborados pelo Grupo de Trabalho como parâmetro para intensificar as passagens dos guardas municipais pelos equipamentos que demandam mais atenção, aumentando assim a sensação de segurança dos servidores e usuários.

 

Já como medida para implantação a longo prazo, ficou determinada a formação de um Grupo Especializado da Guarda Municipal para atuação nas UPAs, com agentes que serão treinados para atender às especificidades de cada uma delas. Assim, além de manter a permanência em tempo integral da Guarda Municipal, as UPAs não terão  revezamento de diferentes agentes pelo local, mas sim uma equipe fixa de guardas já familiarizados com a rotina de cada uma delas. Uma estrutura de apoio para esse efetivo será montada em cada UPA, seja com um trailer equipado como Unidade de Segurança Pública (USP) ou com um container também adaptado para tal fim.

 

Vale ressaltar que as unidades de Saúde possuem equipamentos de segurança eletrônica como câmeras, alarmes e botão do pânico instalados e acompanhados por empresa especializada, que é acionada para cada acontecimento denunciado. Já o monitoramento pelo Centro Integrado de Operações de Belo Horizonte (COP-BH) é realizado em 95% das unidades, em tempo integral. Tal monitoramento é feito por meio de câmeras de segurança, coordenadas por plantonistas que foram treinados e capacitados para tal.

 

Existem procedimentos padronizados e específicos para cada situação, como falha de energia elétrica, alteração de temperatura dos contêineres, arrombamentos e furtos. Para cada incidente, o plantonista segue os procedimentos definidos podendo acionar diretamente a empresa contratada como prestadora de serviços de segurança eletrônica e, ainda, a Guarda Municipal ou a Polícia Militar, que também dispõe de representantes no COP-BH.

 

Além disso, ainda há botão do pânico nas unidades, que serve para sinalizar situações de emergência ou risco, como: invasões, desavenças, tumultos, assaltos, roubos, dentre outros. Esse acionamento não emite nenhum tipo de som no local, o que auxilia na preservação da integridade da pessoa que o apertar o dispositivo e vai diretamente para a empresa de segurança e para o COP-BH.