Pular para o conteúdo principal

Curso de qualificação para serviços no Carnaval sendo ministrado
Foto: Divulgação PBH

Guarda Municipal faz curso de qualificação para o Carnaval

criado em - atualizado em


A Guarda Municipal atuará neste Carnaval com 2.054 agentes nas ruas, divididos em turnos, durante todos os dias da folia. Para otimizar as rondas preventivas, contará com o apoio do Centro Integrado de Operações de Belo Horizonte (COP-BH), com suas 1.800 câmeras. A corporação também fará uso de um drone para o monitoramento dos blocos.
   
A boa relação e o respeito ao cidadão/folião serão as estratégias de atuação dos agentes. Para este ano a corporação investiu na qualificação de todos seus servidores, por meio de palestras, oficinas, estudos de caso e fortalecimento da interação mantida com representantes da sociedade civil. Ao todo foram 100 horas de aulas de qualificação, realizadas em janeiro.
   
Durante os cursos os agentes foram instruídos com relação à importância de manter um trato humanizado com toda a população, baseado no respeito aos direitos humanos, com atendimento personalizado destinado ao público LGBT e de combate ao racismo.
   
Os guardas municipais tiveram aulas de legislação abordando temas como o do combate à importunação sexual, a lei de abuso de autoridade e o Estatuto da Criança e do Adolescente. Realizaram aulas práticas, defesa pessoal, técnicas operacionais de segurança pública para grandes eventos e sobre o uso progressivo da força.
Sensação de segurança
    
A boa avaliação do quesito segurança é um dos principais atrativos de público para o Carnaval de Belo Horizonte. Dados da Belotur indicam que a nota dada ao aparato de segurança da capital é de 8, numa escala de zero a 10. Segundo o comandante da Guarda Municipal, Rodrigo Sérgio Prates, a estratégia adotada pela corporação é de se aproximar cada vez mais do folião, tratando-o com simpatia e profissionalismo.
    
“Nossa Guarda Municipal sempre foi conhecida pela excelência em atendimento ao público. Queremos elevar ainda mais este patamar e as qualificações e os treinamentos continuados têm sido as nossas ferramentas para isso”, explica.