11 Fevereiro 2019 -
A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio das secretarias municipais de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania e de Segurança e Prevenção, promove nos dias 13, 14 e 15 de fevereiro, uma capacitação para a Guarda Municipal de Belo Horizonte sobre a operação de Carnaval com foco em direitos e cidadania para mulheres, LGBTs, crianças, adolescentes e jovens. A capacitação, que também vai abordar a igualdade racial na cidade, será realizada das 13h30 às 17h30, na sede da Prefeitura (avenida Afonso Pena, 1.212, Centro).
A expectativa é treinar 400 guardas, divididos em turmas nos dois primeiros dias de atividades. O objetivo do encontro, que terá pequenos blocos de apresentações e um momento de bate-papo entre os participantes, é instrumentalizar a Guarda Municipal para realizar um atendimento qualificado das populações que são foco das principais violações de direitos em grandes eventos. A proposta é detalhar as principais violências sofridas por esses públicos, assim como a legislação específica e os órgãos a serem acionados ao lidar com situações dessa natureza.
No evento, além do comandante, estarão presentes guardas municipais e técnicos da Secretaria Municipal de Segurança e Prevenção. No terceiro dia, será realizado um encontro gerencial entre a Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania e a Central de Coordenação Geral da Guarda.
“É importante estar em constante diálogo com a segurança pública sobre os motivos pelos quais determinados grupos sociais sofrem violências específicas e, a partir desse entendimento, planejar formas de prevenir e combater essas violações de direitos, de forma efetiva. Queremos garantir que todos tenham o direito de brincar o Carnaval com respeito e sem violência”, destaca o subsecretário de Direito e Cidadania, Thiago Alves.
O secretário municipal de Segurança e Prevenção, Genilson Zeferino, reforça a importância do trabalho intersetorial na construção de um evento seguro para os diversos públicos da cidade. “A realização desta capacitação fortalece a integração entre as secretarias e prepara ainda mais os guardas municipais para o cumprimento do seu papel de polícia de proximidade. O sucesso do curso semelhante, oferecido aos agentes em 2018, também por ocasião do Carnaval, foi o que nos levou a repetir a iniciativa. E este ano, a capacitação passa a abranger mais informações, tornando o efetivo cada vez mais preparado para agir de forma adequada e humana no trato com públicos que, historicamente, vinham sendo alvo de constantes abusos e desrespeito a seus direitos”, explica.