Pular para o conteúdo principal

Guardas municipais
Foto: PBH/Divulgação

Guarda Municipal faz balanço das operações Sentinela, Viagem Segura e Flanelinha

criado em - atualizado em

A Guarda Civil Municipal de Belo Horizonte (GCM) divulga o levantamento dos resultados obtidos com as operações Sentinela, Viagem Segura e Flanelinha, realizadas na capital durante o ano passado.

 

Em 2023, durante as ações da Operação Sentinela, que atualmente está integrada à Operação Hipercentro Seguro, os agentes da Guarda fizeram 2.582 abordagens a pessoas em atitude suspeita; 4.187 visitas tranquilizadoras a estabelecimentos comerciais; 13.902 informações prestadas ao público; e registraram 128 boletins de ocorrências de naturezas diversas, com a detenção e encaminhamento de 65 pessoas a delegacias da Polícia Civil. Na Operação Sentinela, a Guarda Municipal mantém o trailer da Unidade de Segurança Preventiva (USP) na Praça Sete, como ponto base para o efetivo de agentes que circulam pelas praças, ruas e comércios do hipercentro.

 

Voltada para o combate aos furtos, ameaças e outras formas de violência praticadas contra a população nos pontos de ônibus, estações de embarque ou dentro dos próprios coletivos, a Operação Viagem Segura foi marcada, no ano passado, pelo embarque de agentes da Guarda Municipal em 5.367 viagens, resultando em 1.252 abordagens a pessoas suspeitas, que culminaram no registro de 44 boletins de ocorrência e na condução de 18 pessoas a delegacias.

 

Durante a Operação Flanelinha, voltada ao combate da prática da extorsão contra motoristas que tentam estacionar seus veículos na rua, ao longo de 2023, os agentes da Guarda atuaram em 46 jogos e 11 outros eventos com grande concentração de público. Os guardas municipais fizeram 682 abordagens de averiguação em suspeitos, que resultaram no registro de três ocorrências e na detenção de duas pessoas para serem encaminhadas a delegacias.

 

O secretário Municipal de Segurança e Prevenção, Genilson Zeferino, destaca que o patrulhamento preventivo dos agentes da Guarda Municipal nas ruas é uma das principais características do modelo de segurança adotado na cidade.

 

“As operações possibilitam ao guarda municipal estabelecer uma relação de proximidade com a população, fundamental para o aumento da sensação de segurança e para a redução da criminalidade”, afirma Genilson Zeferino.