20 Maio 2020 -
Desde 20 de março, quando passou a vigorar o decreto municipal 17.304 – que determinou o funcionamento apenas de serviços essenciais em Belo Horizonte –, até a manhã desta quarta-feira, dia 20, a Guarda Civil Municipal realizou 38.377 abordagens a populares e estabelecimentos comerciais, voltadas para a contenção do Coronavírus na capital. As intervenções preventivas de orientação são realizadas durante o patrulhamento diário feito pelos guardas municipais em toda a cidade.
"Tais ações seguem as diretrizes operacionais da corporação e se pautam na legalidade, com a apresentação dos decretos municipais aos lojistas e na orientação aos cidadãos em geral, e que resultam no cumprimento das regras municipais que têm como objetivo evitar aglomerações na cidade", destaca o comandante da Guarda Municipal, Rodrigo Sérgio Prates.
Números
Um total de 23.865 denúncias recebidas pelo site da Ouvidoria ou pelo telefone 156 foram repassadas à corporação e conferidas. A maioria estava relacionada ao funcionamento irregular de lojas ou à aglomeração de pessoas em bairros a região Centro-Sul, seguida pelas regiões Oeste, Noroeste, Barreiro, Nordeste, Venda Nova, Pampulha, Leste e Norte, nesta ordem.
Os guardas municipais realizaram 24.332 abordagens a comércios e 14.045 orientações a cidadãos sobre a necessidade do uso de máscaras (sendo 12.849 a pedestres e 1.196 a passageiros de coletivos).
Resultados
Nos primeiros 60 dias de vigência de regras restritivas,12.957 comerciantes fecharam as portas ao serem informados pelos agentes que o funcionamento de seus estabelecimentos estava em desacordo com os decretos. Outros 51 tiveram o alvará recolhido.
Além do atendimento às denúncias e do patrulhamento rotineiro, a Guarda Municipal tem realizado também blitzen preventivas no transporte público e atuado no apoio à Secretaria Municipal de Saúde para a distribuição de máscaras em vilas e favelas da cidade.
Outra atividade consiste na distribuição de marmitex para a população em situação de rua, em parceria com a Secretaria Municipal Assistência Social Segurança Alimentar e Cidadania.
Abordagens educativas
As ações preventivas realizadas no trânsito também têm marcado o trabalho dos guardas municipais. Neste caso, o alvo é o transporte público, somando 25 blitzen de abordagem a ônibus e a táxis, nos últimos dias.
Esse trabalho já resultou em cerca de 1 mil coletivos e 300 táxis abordados, com uma média de 30 mil pessoas orientadas.