Pular para o conteúdo principal

Guarda civil municipal toca instrumento de sopro; à frente, mais de trinta guardas enfileirados.
Foto: Rodrigo Clemente/PBH

Guarda Civil Municipal comemora 16 anos em cerimônia na Praça da Bandeira

criado em - atualizado em

A solenidade do 16º Aniversário da Guarda Municipal, realizada na manhã de sexta-feira, dia 23 de agosto, reuniu mais de 300 agentes da corporação na Praça da Bandeira, além de autoridades da Prefeitura de Belo Horizonte e das forças de Segurança Pública do Estado. O comandante Rodrigo Sérgio Prates conduziu o evento, salientando em seu discurso a gratidão ao secretário Genilson Ribeiro Zeferino, titular da Secretaria Municipal de Segurança e Prevenção. “Atuar na segurança é uma tarefa difícil, mas isso se torna mais fácil com o seu apoio sempre tão valioso”, declarou.

 

Mais que destacar os avanços já obtidos pela Guarda Municipal desde a sua criação, em 2003, o comandante Prates fez questão de enfatizar que ainda há o que melhorar, anunciando que a corporação está com olhos voltados para o futuro, com perspectivas concretas de obter novas conquistas.  E foi para trazer o futuro para evento que crianças da Rede Municipal de Educação tiveram lugar reservado ao lado do palco, aguardando a revelação dos vencedores do miniconcurso promovido para premiar a melhor redação sobre o Papel da Guarda Municipal para a população.

 

 

Vencedora leva bicicleta

A estudante Elizabete de Oliveira Silva, de 11 anos, aluna da Escola Municipal Antônio Salles Barbosa, que ficou em primeiro lugar, leu sua redação, onde  apontou a importância dos guardas municipais para garantir a segurança dos cidadãos nos espaços públicos. Ela falou ainda de como a cidade fica mais organizada devido à presença dos agentes nas ruas. O prêmio, uma bicicleta, foi entregue à jovem estudante pelo secretário Genilson.

 

A data festiva ocorre menos de uma semana após a realização das provas objetivas do concurso público que possibilitará o ingresso de 500 novos agentes na Guarda Municipal. Os aprovados serão submetidos às demais etapas, quando os finalistas seguirão para o curso de formação que antecederá o início efetivo de suas atividades nas ruas da capital.

 

Durante a solenidade, representantes de cada um dos grupamentos da Guarda Municipal foram agraciados com diplomas de honra ao mérito. O hasteamento da Bandeira Nacional, o desfile da tropa e a execução do Hino da Guarda Municipal pela Banda de Música da corporação também marcaram o evento.