Pular para o conteúdo principal

Grupo musical Trem Tan Tan se apresenta em São Paulo no dia 9/12

criado em - atualizado em
O grupo Trem Tan Tan se apresenta no domingo, dia 9 de dezembro, em São Paulo, e encerra com show o [Entre] Arte e Acesso 2018, na Sala Itaú Cultural. O grupo vai apresentar sucessos dos seus dois CDs Trem Tan Tan e Sambabilolado. O show alia o registro sonoro com relatos de histórias de vida e inclusão, mostrando a irreverência e a criatividade do grupo, com um discurso a favor da liberdade, da sustentabilidade e de uma sociedade sem manicômios.

Formado por pessoas com sofrimento mental, o Trem Tan Tan surgiu nas oficinas de música oferecidas pelo Centro de Convivência Venda Nova ((rua Expedicionário Américo Fernandes, 116, bairro São João Batista), em 2002. Desde então, os ensaios da banda são realizados às terças, quartas e quintas, a partir de 13h30.

Ao longo dos anos, a formação da banda passou por alterações e, atualmente, conta com Carlos Ferreira (surdo e voz); Marcos Alexandre (percussão); Marcos Evandro (percussão e voz); Mauro Sérgio (trompete e voz) e Rogéria Ferreira (voz).

Integrado a uma rede de serviços da Prefeitura de Belo Horizonte, em substituição aos hospitais psiquiátricos, a oferta de centros de convivência reforça a luta antimanicomial por meio de uma rotina de atividades que contempla oficinas, passeios, liang gong e autocuidados.

Em Venda Nova, os usuários têm acesso às oficinas de artes visuais, artes plásticas, música, artesanato, literatura, cerâmica e bordado, entre outras atividades.

Para se inscrever e participar das oficinas, o usuário deve estar em tratamento e ser encaminhado pela Rede de Saúde da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio dos centros de saúde ou centros de Referência em Saúde Mental, passando ainda por uma entrevista de acolhimento.