Pular para o conteúdo principal

Grupo Galpão em "Eramos em bando"
Foto: Divulgação PBH

Grupo Galpão e Cine Cipó são algumas atrações do Circuito em Casa de junho

criado em - atualizado em

A Secretaria Municipal de Cultura e a Fundação Municipal de Cultura, em parceria com o Centro de Intercâmbio e Referência Cultural (CIRC), prossegue neste início de junho com o “Circuito em Casa”, ação especial do Circuito Municipal de Cultura com o objetivo de promover a produção artística da capital e disponibilizar à população mais uma opção de arte e formação, durante o necessário período de isolamento social para a contenção da pandemia da Covid-19.

A programação no formato digital será transmitida a partir do canal da Fundação Municipal de Cultura no YouTube e pelas páginas do Circuito Municipal de Cultura nas redes sociais do Instagram e Facebook. São transmissões on-line, ao vivo, além da exibição de vídeos, curtas e filmes, debates e atividades formativas, voltadas a diversos públicos.

A programação de junho começa com atrações variadas. Entre os destaques da programação ao longo desta semana está o Grupo Galpão, de 4 a 7 de junho (quinta a domingo), com a exibição do filme-ensaio inédito “Éramos Bando”. O documentário, dirigido por Marcelo Castro, Pablo Lobato e Vinícius Souza, é resultado do encontro dos atores e atrizes no ambiente virtual após a paralisação dos ensaios para o próximo espetáculo do grupo, em meio ao distanciamento social.

O Circuito em Casa também terá destaques como os curtas do projeto Cine Cipó, Terça da Dança, enfocando a modalidade do Vogue em BH, apresentação de pílula em homenagem aos 50 anos do Grupo Giramundo e narração do livro “Vó Maria vai ao Rio”, de Ana Paula Rodrigues, com literatura para todas as idades. Confira a programação.

Dessa forma, o Circuito Municipal de Cultura dá continuidade à sua programação, conectando as produções culturais e artísticas das diversas regionais de Belo Horizonte. O Circuito foi lançado em dezembro de 2019, com shows de Jorge Ben Jor, Rincon Sapiência e Tamara Franklin, na Zona Cultural Praça da Estação, em comemoração ao aniversário da capital. Agora, frente ao momento de isolamento social, o projeto traz artistas da cena local para apresentações transmitidas pela internet, ampliando os esforços para que a população fique em casa, conforme as recomendações da Secretaria Municipal de Saúde.

O projeto foi cuidadosamente desenvolvido, a partir das recomendações dos especialistas da saúde, de forma a reforçar o isolamento social e proteger os envolvidos. Todos os artistas estão sendo orientados remotamente pela produção do Circuito, com as medidas necessárias contra o contágio do Coronavírus e a formatação de cada apresentação conforme as exigências sanitárias de prevenção à pandemia. Além disso, em todas as apresentações do “Circuito em Casa”, os artistas veicularão mensagens de conscientização ao público, visando ampliar o combate à Covid-19 em Belo Horizonte.

 

Sobre o Circuito em Casa   

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o conceito de saúde é mais do que a ausência de enfermidades e envolve “um estado de completo bem-estar físico, mental e social”. Nesse sentido, o “Circuito em Casa” busca fortalecer a presença dos bens culturais para a população das diferentes regiões da cidade, assim como manter o intercâmbio e a qualificação da cena artística de Belo Horizonte durante o isolamento.

A programação do “Circuito em Casa” foi montada a partir das atividades que já estavam previstas para ocorrer e que foram suspensas em razão da pandemia de Covid-19. As inscrições de propostas para o Circuito Municipal de Cultura estão temporariamente suspensas e devem ser retomadas em breve para toda a comunidade artística de Belo Horizonte.



Serviço:

Circuito em Casa – Etapa online do Circuito Municipal de Cultura
Data: 01 a 08 de junho
Mídia:Youtube; InstagramFacebook
Informações completas no site.