Pular para o conteúdo principal

Grupamento de Apoio ao Turista da Guarda visita consulados e propõe colaboração
Divulgação/PBH

Grupamento de Apoio ao Turista da Guarda visita consulados e propõe colaboração

criado em - atualizado em

A equipe da Guarda Civil Municipal de Belo Horizonte (GCMBH), que integra o Grupamento de Apoio ao Turista, está visitando os consulados com representação na capital para apresentar o trabalho realizado pela corporação. A intenção é estreitar os laços e estabelecer parcerias com a comunidade estrangeira especialmente durante eventos públicos como feiras, shows e o Carnaval. Os agentes já estiveram nos consulados da Argentina e do Japão. Outras visitas estão programadas para esta semana e no próximo mês. A lista inclui encontros nos consulados do Uruguai, Bélgica, Peru, Turquia e Coreia do Sul.

Criado em 2024, o grupamento é composto por agentes bilíngues, com fluência em Inglês, Espanhol, Francês e Japonês, além de serem capacitados para se comunicarem também em Libras. As atividades foram realizadas pela primeira vez durante o Carnaval daquele ano, visando proporcionar um atendimento qualificado capaz de aumentar a sensação de segurança de visitantes vindos de outros países.

Durante reunião com a representante do cônsul-geral do Japão, Yukari Hamada, os agentes enumeraram as ações que são executadas pelo Grupamento e relembraram ocorrências atendidas e que envolviam turistas japoneses em visita a Belo Horizonte. Por sua vez, Yukari citou alguns eventos do Consulado Japonês que já contaram com a parceria da Prefeitura, por meio da Guarda Civil Municipal e do Centro Integrado de Operações de Belo Horizonte (COP-BH), como o Festival do Japão, realizado no ano passado, com exposição de veículos e atrações em conjunto com o Departamento de Meio Ambiente da corporação, no Expominas.  O cônsul manifestou interesse em firmar futuras parcerias com a Agência de Cooperação Internacional do Japão para a qualificação técnica e profissional de servidores municipais.