Pular para o conteúdo principal

Bloco desfila pela rua tocando instrumentos
Foto: Stênio Lima/PBH

Grito de Carnaval da APAE leva inclusão às ruas de Belo Horizonte

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania, apoia, por mais um ano, o Grito de Carnaval APAE-BH que, em 2019, chega a sua 13ª edição. O desfile oficial do bloco, que acontece neste sábado, dia 23, ao som da APAEtucada, tem como tema “APAE-BH Mostra a Cara”. O bloco vai para a rua com o intuito de divulgar os serviços que a instituição oferece nas áreas de saúde, educação, trabalho, emprego e renda.


Neste ano, o bloco vai contar com um trio elétrico e com a presença da Corte Momesca para animar ainda mais a festa. A concentração será às 14h30, na rua Cristal, 78, no bairro Santa Tereza, região Leste da cidade. A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais espera receber mais de mil pessoas no desfile.


Subsecretário de Direito e Cidadania de Belo Horizonte, Thiago Alves ressalta o caráter inclusivo do bloco ao comentar o apoio institucional à atividade de promoção dos direitos das pessoas com deficiência durante o período momesco. “O Carnaval de BH é de todo mundo! Isso significa um esforço ativo de inclusão e cidadania para que nenhum cidadão ou cidadã seja excluído. Nossa estratégia é fortalecer iniciativas que tenham impacto social, por isso apoiamos o carnaval da APAE, que já está em sua 13° edição, com uma proposta consolidada de vivência cidadã e inclusiva”, destaca.


O diretor de Políticas para Pessoas com Deficiência, Luiz Vilani, fala da importância do apoio da Prefeitura a atividades como essa. “A Prefeitura não poderia deixar de apoiar essa iniciativa que, ao potencializar a APAEtucada, demonstra a vocação da nossa cidade para a inclusão e transformação dos espaços públicos em locais verdadeiramente de e para todos. A APAE Folia é uma festa inclusiva, logo compartilha os valores defendidos por esta gestão”, finaliza. 


O Carnaval de Belo Horizonte 2019 é uma festa viabilizada pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Belotur, com patrocínio da Skol, Uber e Do Brasil Projetos e Eventos e parceria da BH Airport.


Confira o samba-enredo do Carnaval da APAE:


Apae-BH Mostra a cara


Compositores: Marcos Valente e Ricardo Picardi


“O teu sorriso sempre excepcional.

Especial...

Pais e amigos,

é Carnaval!

Lá em 50.

Educadora Helena mobilizou.

Esforços em prol da inclusão,

Da dignidade e do amor.

 

(De lá pra cá)

 

De lá pra cá ô ô...

Floresceram rosas de esperança.

A indiferença disfarçada de destino,

Deu lugar a um sorriso alegre de criança.

 

O sonho pela igualdade,

Não se apagará jamais.

Sempre de mãos dadas, Apae-BH.

Uma paixão que não para.

Pela tolerância na sociedade.

Mostra a sua cara.”

Corte Momesca prestigia desfile do bloco