Pular para o conteúdo principal

Gestores de telecentros da PBH participam de encontro para a troca de experiências
Divulgação/PBH

Gestores de telecentros da PBH participam de encontro para a troca de experiências

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte promoveu nesta quinta-feira (11) um encontro estratégico que reuniu gestores dos telecentros - Pontos de Inclusão Digital - comunitários da capital. O objetivo foi o alinhamento estratégico, a troca de experiências e a integração entre os responsáveis pelos telecentros. Durante o encontro, foi apresentado detalhadamente o Programa de Inclusão Digital e reforçada a importância desses espaços como motores de transformação social e democratização do acesso às tecnologias na cidade.

Os telecentros são espaços públicos com computadores conectados à internet, destinados a promover o desenvolvimento social e digital da comunidade. Em Belo Horizonte, a rede é composta por mais de 160 unidades distribuídas por todas as 10 regionais da cidade. Na linha de frente desse projeto estão os gestores de telecentro, que garantem o acolhimento das comunidades locais nesses espaços. 

O morador de Belo Horizonte encontra nos telecentros um ambiente dinâmico e gratuito para realizar diversas atividades do dia a dia. O espaço pode ser utilizado para navegação livre na internet, realização de pesquisas escolares, elaboração de currículos, além do acesso a serviços públicos digitais da própria PBH e de outros órgãos governamentais. As unidades oferecem também 26 cursos de informática gratuitos, presenciais e no ambiente de ensino à distância da PBH, capacitando o cidadão para o mercado de trabalho e para a autonomia digital.

Rede

A rede municipal está dividida em dois formatos para atender melhor às diferentes demandas da população: os telecentros comunitários, que são instalados na maioria das vezes em instituições parceiras da sociedade civil e funcionam de portas abertas para o público geral; e os telecentros em equipamentos públicos, estruturas montadas dentro de prédios da própria PBH, como Centros de Referência de Assistência Social e Centros Culturais, que funcionam de portas abertas para o público geral ou com atendimento destinado exclusivamente aos usuários assistidos pelas instituições.

As duas as modalidades podem ser facilmente localizadas pelo cidadão por meio do BHMap, o portal oficial de informações geográficas da cidade. Confira o passo a passo:

- Acesse bhmap.pbh.gov.br 

- No menu de Camadas (localizado no canto superior direito), busque pela categoria "Inclusão Digital" ou "Ponto de Inclusão Digital - Telecentro".

- Ative a camada para visualizar todos os pontos no mapa e encontrar o endereço mais perto de você.

- Clique no botão “Informações” para conferir dados como endereço e quantidade de computadores disponíveis.