Pular para o conteúdo principal

Geoprocessamento da Prodabel é destaque em evento da Secretaria de Meio Ambiente
Foto: Divulgação/PBH

Geoprocessamento da Prodabel é destaque em evento da Secretaria de Meio Ambiente

criado em - atualizado em

Na terça-feira (21) a geógrafa e especialista em Geoprocessamento Lidiane Nery de Rezende fez uma palestra sobre o uso do geoprocessamento na administração pública para o projeto Ambiente em Foco Virtual, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. 

A palestra “Transformação Digital dos Dados Geoespaciais na PBH: a IDE-BHGEO, uma Inovação ao seu alcance" abordou a transformação digital que vem ocorrendo na própria Prefeitura de Belo Horizonte, especialmente na área de geoprocessamento e geotecnologia. “O georreferenciamento se destaca também pela aplicação em estudos urbanos, pesquisas no meio acadêmico e na concepção de projetos de edificação e estrutura, sendo essencial na tomada de decisões e na elaboração de políticas públicas. E esses dados estão à disposição do cidadão através do portal BHGeo”, explicou Lidiane. 

No mesmo dia, a superintendente de geoprocessamento corporativo, Karla Albuquerque, esteve na cidade de Viçosa, a convite da coordenação da VII Semana Acadêmica da Engenharia de Agrimensura e Cartográfica (SAEAC) da Universidade Federal de Viçosa (UFC) para fazer uma palestra com o tema Iniciativas e Experiências para a Criação de Cidades cada vez mais inteligentes sob o olhar da Geoinformação. 

Na palestra, Karla abordou os cinco eixos do programa BHCI - BH Cidade Inteligente, ressaltando a importância do Cadastro Territorial Multifinalitário como integrador nas ações que tornam uma cidade mais inteligente. A superintendente da Prodabel ressaltou também como a presença da geoinformação aumenta a assertividade e eficácia em ações da PBH e em projetos do BHCI. Foram apresentados exemplos reais da contribuição do geoprocessamento em ações que fazem de BH uma cidade mais humana, inclusiva, saudável e tecnológica resultando em uma melhor prestação de serviços ao cidadão.