Pular para o conteúdo principal

Mulher de costas usa o celular em frente ao espaço dos elefantes africanos.
Foto: Suziane Fonseca/PBH

Fundação Zoo-Botânica lança aplicativo para smartphones

criado em - atualizado em

A Fundação Zoo-Botânica de Belo Horizonte (FZB-BH), em parceria com a empresa Squadra Tecnologia, lançará, nesta quinta-feira, 15, o aplicativo “Zoobotânica BH”, desenvolvido para auxiliar os visitantes a conhecerem as mais de 200 espécies de animais (entre aves, répteis, mamíferos e peixes) do acervo do Jardim Zoológico; além dos jardins e estufas do Jardim Botânico; e de outras belezas que fazem parte da instituição, como o Aquário do Rio São Francisco e o Jardim Japonês.

 

Com um mapa temático customizado dos espaços da FZB-BH, contendo fotos da fauna e flora da instituição, o usuário poderá realizar uma visita muito mais atrativa e educativa. Segundo a jornalista da Assessoria de Comunicação da Fundação Zoo-Botânica, Flávia Carvalho, o lançamento desse aplicativo é o resultado de um trabalho realizado em conjunto pelas equipes da Fundação, em prol do visitante. “Todo o material utilizado para a criação do aplicativo – mapa do espaço, textos informativos e fotos do acervo de flora e fauna – foi feito pela equipe da Comunicação com a colaboração de técnicos dos departamentos do Jardim Zoológico, do Jardim Botânico e de Educação Ambiental pensando em um melhor atendimento ao público”.

 

 

Fundação Zoo-botânica lança app para smartphones

 

Além do conteúdo informacional educativo, será fácil o visitante se localizar no Zoológico, utilizando o recurso de geolocalização, podendo visualizar, de maneira rápida, quais as atrações estão no seu entorno. A ferramenta, desenvolvida para a plataforma Android e iOS, possui navegação simples e direta e pode ser utilizada por pessoas de todas as idades.

 

De acordo com a gerente de Atendimento ao Público, Gisele Mafra, o aplicativo é uma ferramenta moderna que reúne, em um só lugar, informações e fotos. “O público ganhará agilidade na visita, pois vai poder consultar informações sempre atualizadas do acervo da Fundação”. Gisele também chama a atenção para a economia de recursos naturais e financeiros. “Estamos nos adequando às novas mídias. O aplicativo é mais uma ferramenta para nos comunicarmos com o visitante. Além disso, é uma vantagem produzir menos material impresso. Isso gera uma redução de custos, e sobretudo de recursos naturais”, salienta.

 

O aplicativo, que será um guia de visitação da FZB-BH, foi desenvolvido em parceria com a Squadra Tecnologia por meio do programa Parceiros da Natureza. Responsável na FZB-BH por intermediar essa parceria, Ana Carolina Ribeiro destaca que “o programa Parceiros da Natureza é um instrumento que viabiliza melhorias de infraestrutura, projetos e eventos de forma mais ágil e sem tanta burocracia. Além disso, as parcerias entre órgãos público e privado são uma tendência global para manter espaços públicos em troca de contrapartidas para as empresas privadas”.

 

Para Michel Lotti, gerente de marketing e recursos humanos da Squadra Tecnologia, o aplicativo é resultado da necessidade de se criar uma solução de mobilidade para facilitar o entendimento das principais cidades do Brasil com viés turístico, enxergando um desdobramento natural do produto, que seria a customização para grandes parques, eventos e afins. “Atrelado à vocação da Squadra em ofertar para o mercado soluções tecnológicas inteligentes que focam na prestação de serviço ao usuário final, e ao fato de sermos uma empresa genuinamente mineira, com sede em BH, vimos no Zoológico um parceiro ideal para o projeto”, explica.

 

Vale ressaltar que o aplicativo “Zoobotânica BH” pode ser baixado gratuitamente por meio da Google Play e da Apple Store. A dica é que, antes de sair de casa, o visitante instale o aplicativo para facilitar a visualização das informações quando chegar à Fundação Zoo-Botânica.