Pular para o conteúdo principal

Gorila brinca com artefato de palha durante o dia. Foto: Suziane Fonseca
Foto: Suziane Fonseca

Fundação Zoo-Botânica de BH tem programação variada em abril

criado em - atualizado em

A programação de abril da Fundação Zoo-Botânica de BH (FZB-BH) está bastante diversificada. Exposições fotográficas, bate-papo sobre espécies do Zoológico, visita noturna ao Aquário e comemoração do Dia Mundial do Livro são algumas das atividades preparadas para quem quiser aproveitar os dias de outono em um ambiente natural.

Toda semana haverá edições do “Papo Animal” e do “Encontro com”. Por meio delas, a Seção de Educação Ambiental destaca as características e hábitos de espécies do Jardim Zoológico.

Neste mês de abril, também haverá exposições fotográficas: “Um passeio pela biodiversidade”, na Zooboteca (localizada em frente ao recinto dos elefantes), e “Águas do Brasil - expedição São Francisco”, no saguão do prédio da administração do Parque Ecológico da Pampulha. Já no Aquário serão realizados o evento “Uma noite no Aquário” que fará parte do projeto Circuito Noturno da Pampulha e ocorrerá na segunda terça-feira do mês.

Confira a programação completa:

 

Encontro com gorilas

Bate-papo sobre o comportamento e as características dos gorilas. Destaca a técnica de Enriquecimento Ambiental como uma ferramenta para a Educação Ambiental.

Dias: 5, 12, 19, 26 (quartas-feiras), das 9h às 11h;

Dias: 7 e 28 (sextas-feiras), das 14h às 16h;

Dias: 9, 16, 23 e 30 (domingos), das 10h às 11h

Local: Jardim Zoológico (Av. Otacílio Negrão de Lima, 8.000 – Pampulha), no Recinto dos Gorilas.

 

Encontro com diferentes animais

Bate-papo sobre o comportamento e as características de diferentes animais que integram o plantel da Fundação Zoo-Botânica. A cada semana são escolhidos dois animais diferentes.

Dias: 5, 12 e 19 (quartas-feiras), das 14h às 16h

Dias: 7 e 28 (sextas-feiras), das 9h às 11h

Local: Jardim Zoológico – Recinto do animal escolhido

 

Dia Mundial da Anta

Bate-papo sobre os hábitos, curiosidades e comportamentos deste que é o maior mamífero terrestre brasileiro, seguida de uma visita monitorada ao recinto misto onde a anta convive com outras espécies.

Dia: 27 (quinta-feira), das 9h30 às 11h e das 14h às 15h30.

Local: Jardim Zoológico -  Recinto Misto na Praça Nacional.

 

Dia Mundial do Livro na FZB-BH

O Dia Mundial do Livro é um evento comemorado todos os anos no dia 23 de abril, e organizado pela Unesco para promover o prazer da leitura, a publicação de livros e a proteção dos direitos autorais.

Data: 20 (quinta-feira):

10h: Contação de história: Era uma vez, todas as cores...  Com Ana Raquel (contadora de história) e Luís Felipe (violão e percussão)

14h: Contação de história: Baú de histórias. Com Sandra Lane (contadora de histórias), Vilmar de Oliveira (cantor e violonista) e Eduardo Flores (desenhista)

Local: Aquário da Bacia do Rio São Francisco (Av. Antônio Francisco Lisboa, 450 – Pampulha)

 

Exposição Temática Zoo-Botânica: um passeio pela biodiversidade

Exposição temática que apresenta a diversidade da fauna e da flora que compõem o patrimônio da Fundação Zoo-Botânica de Belo Horizonte.

Dia 30 (domingo), das 11h às 12h e das 13h às 15h

Dia: 21 (feriado), das 10h às 12h e das 13h às 15h

Local: Jardim Zoológico, na Zooboteca

 

Papo Animal: Mutum-do-Amazonas

Conversa com os visitantes com o objetivo de apresentar esta ave, que vive nas matas de galeria na região Amazônica. A atividade também discute o papel dos zoológicos na conservação das espécies, os problemas causados pelo tráfico e como é feito o resgate de animais silvestres. Além disso, aborda a postura adequada que os visitantes devem ter quando visitam um zoológico.

Dias: 4, 11, 18 e 25 (terças-feiras), das 9h às 11h e das 14h às 16h

Local: Jardim Zoológico - Praça das Aves

 

Exposição Águas do Brasil - Expedição São Francisco

Exposição das fotos que registram os principais momentos da Expedição de Caiaque que o aventureiro Rodrigo Fiúza realizou pelo Rio São Francisco. As imagens mostram as belezas do Velho Chico, o potencial turístico da região e a história do povo ribeirinho e os problemas que têm ameaçado o Rio São Francisco.

Data: até o dia 30

Horário: Das 8h30 às 17h

Local: Parque Ecológico da Pampulha (Av. Otacílio Negrão de Lima, 7.111 – Pampulha), no Prédio da Administração

 

Uma Noite no Aquário

O Aquário da Bacia do Rio São Francisco estará aberto à noite com várias atividades: “O Outro Lado do Aquário”, onde os visitantes conhecem os bastidores e os cuidados para a conservação dos peixes; “Procurando o Surubim”, uma busca pelo maior peixe do Aquário, dentre outras; Teatro de sombras “Iati e Opará” e atividade especial com o Grupo Giramundo.

Dia: 11, das 18h às 21h (entrada até 20h)

Local: Aquário da Bacia do Rio São Francisco (entrada pela Av. Antônio Francisco Lisboa, 450)