Pular para o conteúdo principal

Fachada do Teatro Francisco Nunes durante o dia.
Foto: Ricardo Laf/PBH

Fundação Municipal de Cultura seleciona espetáculos para teatros

criado em - atualizado em
A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Fundação Municipal de Cultura, publicou na quinta-feira, dia 28 de março, no Diário Oficial do Município, o edital de Autorização de Uso dos Teatros Públicos Municipais. O edital visa à seleção de espetáculos para apresentações no Teatro Marília, Teatro Francisco Nunes e Teatro Raul Belém Machado, nas modalidades teatro, dança, música, circo, Ilusionismo e outras linguagens. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas de 1º a 8 de abril por meio da plataforma online Mapa Cultural BH. O edital completo e o link para inscrições estão disponíveis aqui

 

As propostas selecionadas irão compor a programação no período de junho a outubro de 2019, observando o horário de funcionamento de cada um dos teatros. Caso o proponente deseje utilizar outros espaços, além do palco, como o foyer ou áreas externas, deverá deixar explícito na proposta e considerar que dependerá de negociações com a gestão dos teatros, de acordo com a disponibilidade e adequação do espaço.

 

De acordo com a diretora de Promoção das Artes da Fundação Municipal de Cultura, Aline Vila Real, nessa edição o edital está mais simplificado. A apresentação foi unificada, com um único edital para os três teatros e inscrições online e gratuitas, por meio do Mapa Cultural. “Também foi adotada uma medida inédita, que é a isenção da taxa de 10% da bilheteria. Acreditamos que, assim, o proponente pode utilizar mais recursos para investir em seu trabalho, produção, cachês e divulgação”, afirma.

 

As propostas recebidas passarão por uma Comissão de Avaliação e Classificação composta por oito membros designados pela Fundação Municipal de Cultura, sendo quatro da sociedade civil e quatro da administração pública municipal. Entre os critérios de avaliação estão à consistência e objetividade da proposta, sua relevância conceitual e temática, a qualificação da equipe técnica, além da adequação e viabilidade física.

 

 

Programa de requalificação dos teatros municipais

O programa tem como objetivo aprimorar e ampliar a programação nos teatros municipais e inclui a abertura de editais para a seleção de produções artísticas que irão compor a programação, plano de reformas dos teatros Marília, Francisco Nunes e do Espaço Cênico Yoshifumi Yagi/Teatro Raul Belém Machado e instalação de bilheteria eletrônica nos espaços.