Pular para o conteúdo principal

Grupo folclórico Aruanda em apresentação: cerca de cinco casais com roupas folclóricas dançam, em apresentação teatral.
Foto: Gabriel Muniz

Fundação Municipal de Cultura realiza programação especial no mês do folclore

criado em - atualizado em

No dia 22 de agosto é comemorado o Dia do Folclore Brasileiro. Para celebrar a data, a Fundação Municipal de Cultura preparou uma programação especial em diversos centros culturais e no Centro de Referência da Cultura Popular e Tradicional Lagoa do Nado. Saci Pererê, Iara, Curupira, Boitatá e vários outros personagens fantásticos que habitam o imaginário popular, além de danças, músicas e brincadeiras, que fazem parte deste universo folclórico, serão temas de debates, oficinas, rodas de leituras, entre outras atividades. Toda a programação é gratuita.

 

A 53ª Semana Mineira de Folclore, que acontece no Centro Cultural Salgado Filho, de 12 e 14 de agosto, é um dos destaques. O evento é realizado pela Comissão Mineira de Folclore em parceria com a Fundação Municipal de Cultura. Na programação está o lançamento da 32ª Revista da Comissão Mineira de Folclore e rodas de conversas com os temas “Tipos Populares Urbanos” e “O que se guarda para não esquecer”. 

 

Já o Centro de Referência da Cultura Popular e Tradicional Lagoa do Nado, recebe no domingo, dia 25, às 14h30, apresentação do Grupo Folclórico Aruanda. Considerado um dos maiores representantes da cultura folclórica do Brasil, o grupo atua desde 1960, no cenário nacional e internacional, com o objetivo de pesquisar, preservar e divulgar as danças e os cantos folclóricos nacionais. O espetáculo integra a programação do evento Festejos na Lagoa, que acontece das 9h às 17h, com diversas atrações. O espaço ainda recebe na quinta-feira, dia 29, a oficina “De Saci a Pererê”.

 

Também estão previstas as atividades: Café com Lorota Especial Mês do Folclore, no Centro Cultural São Bernardo, na quinta, dia 22, às 15h; a exposição “Cultura Popular” no Centro Cultural Liberalino Alves, que fica em cartaz ao longo de todo o mês; e a oficina Mitologia Brasileira, no Centro Cultural Vila Fátima, na quinta, dia 29, às 14h.

 

Confira a programação a seguir:

 

 

Programação especial – Mês do Folclore

 

Centro Cultural Salgado Filho  - Rua Nova Ponte, 22 Salgado Filho | 3277-9625

12 a 14 de agosto - 53ª Semana Mineira de Folclore

 

  • Dia 12, segunda-feira, às 19h30

Lançamento da “Revista da Comissão Mineira de Folclore nº 32” – Especial sobre Belo Horizonte: Cidade síntese de Minas.

 

  • Dia 13, terça-feira, às 19h30

Roda de conversa sobre “Tipos Populares Urbanos”. Tema da Revista nº 29.

 

  • Dia 14, quarta-feira, às 19h30

Roda de conversa sobre “O que se guarda para não esquecer” – representação de monumentos identificadores do viver local e residencial – Tema: O que é patrimônio?

 

 

Centro Cultural São Bernardo - Rua Edna Quintel, 320, São Bernardo | 3277-7416

 

  • Dia 22, quinta-feira, às 15 horas

Lorota Mês do Folclore - As Rosas do São Bernardo e o CCSB convidam para o Café com Lorota Especial Mês do Folclore. Nesta edição, comemoraremos toda a nossa identidade cultural, com nossas tradições, rituais, costumes, danças, lendas e canções.

 

 

Centro Cultural Liberalino Alves  - Av. Antônio Carlos, 842, São Cristóvão | 3277-6091

  • A partir de 1º/8.

Exposição Cultura Popular

Exposição de livros na Biblioteca em homenagem ao Mês do Folclore, sobre cultura popular, seus mitos, lendas e festas.

 

Funcionamento: De segunda a sexta, das 8h às 20h; sábados e domingos de acordo com a programação agendada. Biblioteca: segunda a sexta, das 8h às 17h.

 

 

Centro Cultural Vila Fátima  - Rua São Minguel Arcanjo, 255, Vila Nossa Senhora de Fátima | 3277-8193

  • Dia 29, quinta, às 14 horas - Mitologia Brasileira

Leitura de textos sobre o folclore nacional e seus personagens, seguida de produção de desenhos dos personagens mais conhecidos. Com Ericka Martin e Thiago Barbosa

 

 

Centro de Referência da Cultura Popular e Tradicional Lagoa do Nado  - Rua Ministro Hermenegildo de Barros, 904, Itapoã | 3277-7420

  • Dia 25, domingo,  às 14h30

Apresentação do Grupo Folclórico Aruanda

O Grupo Aruanda é um dos maiores representantes da cultura parafolclórica do Brasil. Tem como objetivo pesquisar, preservar e divulgar as danças e os cantos folclóricos nacionais. Atua no cenário nacional e internacional desde 1960, revelando com esmero e riqueza de detalhes o grande painel da diversidade cultural brasileira. O show integra a programação do evento Festejos na Lagoa.

 

  • Dia 29, quinta, às 14h, na Biblioteca.

Oficina: “De saci a pererê” 

Após leitura de fragmentos dos contos de quatro dos personagens do folclore brasileiro (Saci Pererê, Mula sem Cabeça, Curupira e Boitatá), os participantes serão convidados a construir histórias, cujos personagens sejam protagonistas e suas características e ações se misturem ou mesmo se confrontem. Público: livre – 20 vagas. Mediador: Wander Ferreira