Pular para o conteúdo principal

Participantes do Fórum Qualifica BH! de outubro
PBH/Divulgação

Fórum Qualifica BH! teve edição dupla em outubro

criado em - atualizado em

A edição de outubro do Fórum Qualifica BH! foi além das expectativas e trouxe ainda mais atividades e experiências de fomento ao empreendedorismo. Por conta da realização da Virada Cultural de Belo Horizonte, o fórum ganhou uma edição especial, além da reunião que já ocorre toda terceira quinta-feira de cada mês.

 

No dia 17 de outubro, durante o Vira e Faz – evento da Virada Cultural que abordou temas como cinema, teatro e gastronomia –, o Qualifica BH! trouxe o tema “Percurso Econômico Cultural no Hipercentro: Rua da Bahia”. O assunto foi apresentado pela analista de políticas públicas da Prefeitura de Belo Horizonte, Rosane Corgosinho, com mediação do conselheiro municipal de cultura Rodrigo Queiroz, e contou com as presenças do diretor de teatro Pedro Paulo Garvo, além da professora Evellem Oliveira, a compositora Mara do Nascimento e a gestora do Museu da Moda Maria Carolina Ladeira.

 

Com o Centro de Referência da Juventude como cenário, a conversa discorreu sobre a história e representatividade dessa importante via na história belo-horizontina. Vale ressaltar que cada um dos presentes tem uma relação subjetiva com o centro da cidade e, consequentemente, com a Rua da Bahia. Assim, foram traçadas estratégias para um desenvolvimento ainda maior dessa região localizada no coração da capital mineira.

 

No dia 21 de outubro, em reunião virtual, o fórum teve sua edição tradicional e abordou o tema “Celebrando a longevidade: o empoderamento econômico dos 60+”, em comemoração ao Outubro Prateado, mês de valorização da melhor idade. Dentre os presentes, falaram a advogada Denise Andrade Gomes, o engenheiro Paulo César Pina, a representante do Coletivo Girassol, Carmen Lúcia de Matos Barcelos, o professor Sérgio Birchal e a presidente do Centro Cape, Tânia Machado.

 

Em nome da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE), o assessor João Baldo apresentou dados sobre o Mercado de Trabalho Prateado. Os assuntos abordados variaram entre mercado de trabalho, empreendedorismo, artesanato, cultura digital, transição profissional e trabalho formal, todos esses voltados para o público acima dos 60 anos de idade.

 

O Fórum Qualifica BH! é uma iniciativa da SMDE que visa ao aprimoramento das políticas públicas voltadas para a geração de emprego e renda, além de fomentar o empreendedorismo e a qualificação profissional em diversos segmentos. O fórum ocorre toda terceira quinta-feira do mês e, em razão da pandemia da Covid-19, as reuniões estão acontecendo de forma remota.

 

Neste mês, a edição do Fórum Qualifica BH! vai abordar, no dia 18, o tema “O que podemos esperar da formação profissional e como estamos nos preparando para 2022”.