Pular para o conteúdo principal

Fórum Qualifica BH! retoma encontros presenciais nesta quinta-feira
Foto: Rodrigo Clemente/PBH

Fórum Qualifica BH! retoma encontros presenciais nesta quinta-feira

criado em - atualizado em

O Mercado Popular da Lagoinha, equipamento de importância histórica para a economia e a cultura de Belo Horizonte, será o local da próxima edição do Fórum Qualifica BH!, nesta quinta-feira, dia 19, das 9h às 11h. A iniciativa da Prefeitura de Belo Horizonte, realizada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, terá seu primeiro encontro presencial desde o início da pandemia de Covid-19, em um debate sobre o tema “A potência econômica de base popular em BH”. O histórico Mercado está localizado na Avenida Presidente Antônio Carlos, 821, no bairro Lagoinha.

Criado com o objetivo de conectar, voluntária e colaborativamente, entidades formadoras, instituições empresariais e de trabalhadores com as tendências locais, municipais, regionais e nacionais do mercado de trabalho e empreendedorismo contemporâneos, o Fórum acontece mensalmente, sempre na terceira quinta-feira do mês. A participação é aberta ao público e gratuita, voltada a todos que trabalham ou têm interesse pelas áreas de formação profissional, empreendedorismo e pelo universo do trabalho.

“Nesta retomada dos encontros presenciais, escolhemos uma temática muito preciosa para a cidade como um todo, que é a Economia de Base Popular. Vivemos em um mundo disruptivo e não poderia ser diferente com a economia da base da pirâmide, muito ancorada no desenvolvimento econômico local. Precisamos reconhecer e valorizar nossas vilas, favelas, comunidades e periferias como territórios infinitamente potentes”, explica Cláudio Beato, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico de Belo Horizonte.

Os convidados desta edição são três empreendedores sociais de referência em Belo Horizonte e no Brasil: Alexandre de Souza, criador da Escola e Barbearia Branca de Neve; José da Luz, coordenador do Projeto Emprega Comunidade e do G10 Favelas; além de Tatiana Silva, diretora-presidente e cofundadora do FA.VELA.

O encontro inclui também uma roda de conversas para facilitar a conexão entre instituições de formação profissional, empreendedores, investidores e empresas. A participação no evento é aberta ao público sem necessidade de inscrição prévia.