Pular para o conteúdo principal

Fórum Qualifica BH! debate as novas tecnologias e o mundo do trabalho
Foto: Arte/PBH

Fórum Qualifica BH! debate as novas tecnologias e o mundo do trabalho

criado em 21/06/2022 - atualizado em 21/06/2022 | 17:18

A influência da tecnologia sobre as relações e sobre as diferentes formas que lidamos com o trabalho acontece há décadas, mas há quem diga que a grande transformação ainda está por vir, com a popularização da realidade virtual e do metaverso. Essa e outras novidades são o fio condutor da próxima edição do Fórum Qualifica BH!, que será promovido pela Prefeitura de Belo Horizonte nesta quinta-feira (23) e vai debater as “Inovações tecnológicas e o mundo do trabalho”. 

O evento acontece em formato on-line, de 9h às 11h, sem necessidade de inscrição prévia. O acesso deve ser feito neste link.

“As tecnologias trouxeram e continuam trazendo avanços fundamentais para a ciência e para as mais diversas áreas do trabalho, que modificam a forma de nos relacionarmos e nos organizarmos como sociedade. É sempre importante conversarmos sobre isso e entendermos como essas tecnologias podem ser utilizadas de forma inclusiva, no sentido de promover capacitação e qualificação profissional, gerar mais empregos e facilitar a inserção de mais pessoas ao universo digital”, afirma Claudio Chaves Beato Filho, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico.  

Segundo um estudo da consultoria PwC, atualmente cerca de 1 milhão de pessoas utilizam realidade virtual em seu dia a dia profissional, mas em menos de 10 anos essa tecnologia deverá estar presente em pelo menos 23 milhões de empregos em todo o mundo. Essa tendência vem sendo acelerada, principalmente, diante das necessidades provocadas pela pandemia de Covid-19. Somente entre janeiro e março de 2020, o lucro da plataforma Zoom, que viabiliza reuniões virtuais, cresceu mais de 1000%, segundo levantamento da revista Forbes. 

De olho nesse caminho, grandes corporações, como Facebook e Microsoft, estão dedicando esforços para a exploração do que se chama de metaverso, uma tecnologia que permite a criação de múltiplos ambientes virtuais, com o propósito de replicar a realidade e utilizá-la para facilitar conexões sociais e relações culturais, comerciais e de todo o universo que compõe as demandas corporativas.   

O convidado do Fórum Qualifica BH! e fundador da Clearsale e do T.group, Pedro Chiamulera, concorda que a revolução do trabalho aponta para este sentido. “Hoje temos as redes sociais e somos reféns delas. No metaverso, a pessoa vai poder ser um avatar daquilo que quer ser, ela vai se ver em um ambiente mais confortável, mais acolhedor, e isso traz confiança. A confiança vai ser algo chave para a construção de relações transparentes e a criação de novas formas de trabalho e até mesmo de remuneração”.  

O evento terá ainda a participação de Benedito Nunes, sócio-fundador do Movimento pela felicidade, que apresentará uma visão sobre o impacto humano das tecnologias; a especialista e consultora em marketing digital para empresas, Mariana Boaventura; além do CEO da HeadOffice.Space, Marco Carvalho, que vai convidar os participantes para uma experiência de imersão na plataforma de metaverso criada pela sua empresa. A abertura do encontro fica a cargo do músico Simião Saimon Leão. 

Sobre o Fórum Qualifica BH! 

Criado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, com o objetivo de conectar, voluntária e colaborativamente, entidades formadoras, instituições empresariais e de trabalhadores com as tendências locais, municipais, regionais e nacionais do mercado de trabalho e empreendedorismo contemporâneos, o Fórum Qualifica BH! acontece mensalmente, sempre na terceira quinta-feira do mês. A participação é aberta ao público e gratuita, voltada a todos que trabalham ou têm interesse pelas áreas de formação profissional, empreendedorismo e pelo universo do trabalho.