Pular para o conteúdo principal

Formatura de 135 novos guardas municipais marca a nova fase para a corporação
Foto: Rodrigo Clemente/PBH

Formatura de 135 novos guardas municipais marca a nova fase para a corporação

criado em - atualizado em

A solenidade de formatura de 135 novos agentes da Guarda Civil Municipal de Belo Horizonte (GCMBH), realizada pela Prefeitura, na noite desta sexta-feira, dia 17, no Ginásio do CEFET-MG, bairro Nova Suíça, marcou o início de um novo ciclo para a corporação. Uma segunda turma já iniciou o Curso de Formação Técnico-Profissional de Guarda Municipal e há ainda uma terceira já nomeada para dar início aos trâmites para ingressar na próxima rodada.

Para o prefeito Fuad Noman, que compareceu ao evento, o momento era motivo de comemoração não apenas para os guardas municipais recém-diplomados, mas para toda a população da capital. “Cumprimento esses homens e mulheres que hoje se incorporam à Guarda Municipal.  Para isso, passaram por um treinamento severo. E agora assumem uma tarefa que exige coragem, determinação e vontade de proteger a cidade, as pessoas e o patrimônio público. Desejo muito sucesso a todos vocês”, declarou.

Composta por 108 homens e 27 mulheres, a turma de novos guardas municipais foi a primeira, entre os aprovados no concurso público regido pelo Edital 01/2019, a concluir o Curso de Formação Técnico-Profissional de Guarda Civil Municipal. Eles estão sendo diplomados após cumprir a carga horária de 1.200 horas/aula, prevista pela Matriz Curricular Nacional para Formação de Guardas Municipais da Secretaria Nacional Segurança Pública (SENASP).

Deveres

Após serem diplomados os novos guardas municipais se tornaram aptos a atuar nas ruas, praças, escolas municipais, unidades de Saúde e demais equipamentos da Prefeitura, garantindo a segurança dos cidadãos e a preservação do patrimônio público, por meio de rondas preventivas a pé ou motorizadas. É atribuição dos guardas municipais também combater a desordem urbana, fiscalizar o cumprimento das leis de trânsito, coibir a ocupação irregular do espaço público e apoiar as equipes da fiscalização em situações que representem risco à integridade física dos servidores.

O secretário Municipal de Segurança e Prevenção, Genilson Zeferino, classificou a formatura da primeira turma como uma importante meta atingida pela Prefeitura. “O que temos aqui hoje é a materialização do nosso empenho em oferecer à cidade guardas municipais devidamente qualificados, capazes de garantir espaços urbanos mais seguros”, disse.

O comandante da Guarda Municipal, Júlio Cesar de Freitas, destacou que a corporação se desdobrou para colocar à disposição de Belo Horizonte guardas municipais muito bem treinados e capazes de cuidar do bem mais precioso da cidade, que são as pessoas. “O primeiro ato dos novos guardas municipais ao assumirem seus postos será uma doação conjunta de sangue à Fundação Hemominas. Isso, para nós, simboliza entrega e cuidado com a população”, revela.

Uma segunda turma, composta por 179 aprovados, ingressou no Curso de Formação, na última segunda-feira, dia 13. Assim como a primeira, a nova turma terá aulas de diferentes disciplinas, como Ética; Cidadania; Direitos Humanos; Segurança Pública e Defesa Social; Conhecimento do Espaço Urbano de Belo Horizonte; Conceitos de Violência, Crime e Controle Social; Desordem Pública; Uso Legal e Progressivo da Força; Preservação Ambiental; Atuação na Comunidade Escolar e em seu Entorno; Gerenciamento e Ordenamento do Trânsito; Noções de Primeiros Socorros e Defesa Pessoal, entre outros temas.

O concurso ofereceu 500 vagas para o cargo de guarda civil municipal. A composição de novas turmas de aprovados ocorrerá de forma sucessiva, até que todas as vagas sejam preenchidas. A SMSP destaca que todas as informações oficiais relacionadas ao Concurso 001/2019 são publicadas no Diário Oficial do Município (DOM). O acompanhamento por parte dos interessados deve, portanto, ser realizado exclusivamente por meio de consultas ao DOM.