6 Maio 2024 -
A força-tarefa criada pela Prefeitura de Belo Horizonte para limpeza e revitalização de espaços públicos na cidade iniciou nesta segunda-feira (6) o trabalho em mais duas avenidas importantes da capital. Desta vez, a transformação vai ocorrer nas avenidas Afonso Vaz de Melo, na região do Barreiro, e Fleming, na região da Pampulha.
A ação conjunta, composta por diversos serviços de zeladoria urbana, atua em demandas da região, como capina, pintura, limpeza de áreas utilizadas como bota-fora, requalificação da sinalização, fiscalização de uso do espaço público, revisão de equipamentos da Academia da Cidade ao longo da via, revitalização de praças e plantio de árvores, entre outras melhorias.
Além das ações próprias, a Prefeitura ainda aciona órgãos parceiros para serviços que estiverem pendentes ao longo das vias. "Sempre que detectamos algum problema em redes, fiações de concessionárias como a Copasa e empresas de telefonia, essas empresas são acionadas para atuar imediatamente na solução dos problemas. Também a BHIP é acionada se identificamos deficiência ou algum problema na iluminação pública", ressalta o subsecretário de Zeladoria Urbana, Leonardo Gomes.
Balanço da força-tarefa
O trabalho de intervenções conjuntas começou na segunda quinzena de abril, na Regional Nordeste, na Avenida Bernardo Vasconcelos. A via teve o asfalto recuperado, praças revitalizadas, gradis do canal do córrego Cachoeirinha recuperados e pintados, podas e plantio de 20 árvores.
Outra avenida que foi revitalizada pela força-tarefa é a Guarapari, na Pampulha, onde todo o asfalto está sendo recuperado e, já na próxima semana, será iniciada a pintura das faixas de sinalização em toda a via. Além disso, as praças ao longo da avenida estão sendo revitalizadas, com pintura, recuperação de mobiliário, tratamento paisagístico etc.
Na Avenida Silviano Brandão, região Leste de BH, os trabalhos começaram no dia 29 de abril e estão sendo feitos os serviços de revitalização de três praças, asfalto, sinalização horizontal, poda de árvores e plantios, limpeza da microdrenagem. “Na Silviano Brandão, esquina com Conselheiro Rocha, estamos fazendo um trabalho de recuperação embaixo do viaduto do metrô. Lá havia um mosaico de pastilhas que estava bastante deteriorado e com muitas pastilhas já soltas. Após a manutenção do viaduto, será feito outro mosaico, com desenho da mesma artista que criou o 1º mosaico há 25 anos”, conta o subsecretário de Zeladoria Urbana, Leonardo Gomes.
No total, foram retiradas, até o momento, quase 100 toneladas de resíduos (capina, roçada e de pontos críticos de deposição clandestina) das ações ao longo das três avenidas. Mais de 130 itens irregulares (faixas, banners e placas) foram apreendidos pelas equipes de fiscalização.
A força-tarefa para revitalização e limpeza de espaços públicos conta com a participação de equipes da Subsecretaria de Zeladoria Urbana (Suzurb), Superintendência de Limpeza Urbana (SLU), Secretaria Municipal de Política Urbana (SMPU) e BHTrans.