Pular para o conteúdo principal

bailarinas dançam em palco e crianças assistem
Foto: Ricardo Laf/PBH

FMC abre inscrições para a Escola Livre de Artes – Projeto Arena da Cultura

criado em - atualizado em

A Fundação Municipal de Cultura (FMC) abre inscrições para as oficinas e cursos gratuitos da Escola Livre de Artes – Projeto Arena da Cultura. Neste semestre, são oferecidas oficinas de sensibilização, além de cursos nos módulos básicos, iniciação e especialização nas áreas de artes visuais, circo, dança, design popular, música, teatro e patrimônio cultural, distribuídas em todas as regionais da cidade. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas a partir desta terça-feira, 17, até cinco dias antes do início de cada oficina, pelo site do BH Faz Cultura, ou presencialmente nos centros culturais da FMC, Centro de Referência da Cultura Popular e Tradicional Lagoa do Nado e também no Núcleo de Formação e Criação Artística e Cultural (NUFAC).
 

A Escola Livre de Artes/Projeto Arena da Cultura ampliou o número de vagas e locais para a realização das oficinas de 2018. A partir de setembro serão divulgadas oficinas que priorizam a cultura da infância. Esse incremento no número de vagas significa um aumento de 25% no valor investido no Arena da Cultura, totalizando mais de 40 oficinas e cerca de mil vagas no segundo semestre de 2018.
 

Para as vagas das Oficinas de Sensibilização, os candidatos devem ter idade mínima de 6 anos ou a faixa etária indicada de acordo com o módulo da oficina. Os interessados menores de 16 anos devem ser inscritos pelos pais ou responsáveis, que deverão confirmar a inscrição do aluno, presencialmente, no primeiro dia de aula. As aulas terão início em agosto e setembro, quando será feita a seleção dos alunos. Se nas duas primeiras aulas a turma ultrapassar 40 pessoas, haverá processo seletivo observando assiduidade, pontualidade, presença qualificada, e demais critérios que serão apresentados no primeiro encontro.
 

Os cursos dos módulos de iniciação e básico têm uma duração maior e integram o ciclo formativo proposto pelo projeto, podendo chegar até quatro anos, em diversas áreas artísticas. Para participar, ter idade mínima de 14 anos e ser alfabetizado. Nos cursos básicos, de iniciação, especialização e aprofundamento, haverá um processo seletivo específico para cada área.

 

A Escola Livre de Artes – Arena da Cultura

A Escola Livre de Artes – ELA foi criada em 2014, consolidando o Projeto Arena da Cultura, promovido há 20 anos pela Prefeitura de Belo Horizonte. A ELA conta com uma equipe de coordenadores responsáveis por propor, acompanhar e avaliar os trabalhos desenvolvidos. Dispõe, ainda, de uma equipe pedagógica formada por profissionais que dinamizam os processos formativos, conceituais e metodológicos, além da permanente reflexão em cada uma das linhas de atuação do projeto. A Escola Livre de Artes – ELA desenvolve desde 2016 o Projeto INTEGRARTE, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, com formação em arte e cultura para os agentes públicos da rede municipal de ensino.