Pular para o conteúdo principal

Estacionamento Rotativo Digital
Arte: PBH

Floresta e Cidade Nova terão novas vagas de Estacionamento Rotativo

criado em - atualizado em
A partir de quinta-feira, dia 7 de novembro, a BHTrans irá ampliar a oferta de vagas de Estacionamento Rotativo Digital nos bairros Floresta e Cidade Nova. A implantação do rotativo é uma medida adotada como forma de democratizar a utilização das áreas de estacionamento para veículos. O sistema é implantado onde a quantidade de veículos que necessita estacionar é maior que o número de vagas físicas disponíveis.

 

Serão implantadas 281 novas vagas físicas de estacionamento rotativo nas ruas Tabaiares e Sapucaí, no bairro Floresta, que irão propiciar 745 oportunidades para que os veículos possam estacionar diariamente na região. Já no bairro Cidade Nova serão criadas 44 vagas físicas, que se transformam em 280 vagas rotativas.

 

 

Bairro Floresta

  • Vagas de 2 horas

- Rua Tabaiares entre rua Sapucaí e avenida Assis Chateaubriand
Segunda a Sexta-Feira das 8h às 18h, e sábado das 8h às 13h, exceto feriados.

 

  • Vagas de 5 horas

- Rua Sapucaí entre avenida Assis Chateaubriand e rua Tabaiares
Segunda a sexta-feira das 8h às 18h, exceto feriados.

 

- Rua Sapucaí entre rua Tabaiares e rua Tapuias
Segunda a sexta-feira das 8h às 18h, exceto feriados.

 

- Rua Sapucaí entre rua Tapuias e avenida Francisco Sales
Segunda a sexta-feira das 8h às 18h, exceto feriados.

 

- Rua Sapucaí entre avenida Francisco Sales e rua Silva Jardim
Segunda a sexta-feira das 8h às 18h, exceto feriados.

 

- Rua Sapucaí entre rua Silva Jardim e avenida do Contorno
Segunda a sexta-feira das 8h às 18h, exceto feriados.

 

Bairro Cidade Nova

  • Vagas de 1 hora

- Rua Dr. Jarbas Vidal Gomes, entre avenida Cristiano Machado e rua Nelson Soares de Faria
Segunda a sexta-feira das 8h às 18h e sábado das 8h às 13 h, exceto feriados.

 

  • Vagas de 2 horas

- Rua Gonçalo Coelho entre ruas Nelson Soares de Faria e Afonso Pena Júnior
Segunda a sexta-feira das 8h às 18h e sábado das 8h às 13h, exceto feriados.
 

 

Sobre o Estacionamento Rotativo

O Rotativo é uma medida adotada para democratizar a utilização das áreas de estacionamento para veículos. O sistema é implantado onde a quantidade de veículos que necessita estacionar é maior que o número de vagas físicas disponíveis. O Estacionamento Rotativo aumenta a oferta de vagas nas regiões de grande concentração de comércio, serviços e lazer, oferecendo aos motoristas mais oportunidades de estacionamento e contribuindo para melhorar a qualidade de vida, com o aumento da fluidez do trânsito.

 

Com a ampliação das vagas, o sistema de Estacionamento Rotativo Digital de Belo Horizonte conta com 23.815 vagas físicas que, quando é respeitado o tempo de permanência máximo, se transformam em 107.048 oportunidades de estacionamento em 887 quarteirões da capital. O Estacionamento Rotativo (crédito eletrônico ou folha) custa R$ 4,40 e é válida para utilização em quaisquer dos tempos regulamentados (1h, 2h, 5h ou 12h).

 

O sistema de Estacionamento Rotativo de Belo Horizonte funciona de segunda a sexta-feira das 8h às 18h, aos sábados das 8h às 13h (em alguns locais o uso da folha não é exigido nesse dia), e aos domingos em alguns locais como o Parque das Mangabeiras. Verifique sempre a regulamentação na placa.

 

Desde abril de 2008 o Estacionamento Rotativo possui um bônus destinado ao estacionamento gratuito por até 30 minutos. Dessa forma, se o usuário vai fazer um serviço rápido, ele pode utilizar este bônus e estacionar gratuitamente em qualquer área de estacionamento rotativo, não tendo que pagar para estacionar por apenas alguns minutos.
 

  

Para onde vai a receita do Estacionamento Rotativo?

A receita líquida do sistema é aplicada em melhorias do sistema viário da cidade, como manutenção e implantação de sinalização, operação de tráfego, fiscalização do trânsito e programas de segurança e educação.  
 

 

Estacionamento Rotativo Digital

Ficou mais simples estacionar nas ruas da cidade. Desde junho de 2018, a Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da BHTrans e da Prodabel, implantou o Estacionamento Rotativo Digital. Com o aplicativo no celular ou em postos de vendas, o motorista pode comprar créditos eletrônicos para usar as vagas de estacionamento rotativo da capital. Atualmente são 14 aplicativos de venda e ativação dos créditos eletrônicos por meio de smartphone. Para quem prefere ou necessita usar o Rotativo Digital, sem o celular, já são 900 postos físicos de venda e ativação de créditos eletrônicos. Saiba mais sobre o Estacionamento Rotativo Digital no portal da Prefeitura.

 

 

Dados do Rotativo Digital 

 Outubro 2019    Acumulado desde Junho/2018
Usuários cadastrados17.263 508.486
Ativações dos créditos 538.130 5.764.874
Ativações de bônus 328.475 3.305.825

     

 

Histórico Estacionamento Rotativo

O Estacionamento Rotativo pago no Município de Belo Horizonte foi criado pela Lei 1.410 de 9/11/1967, que foi regulamentada pelo Decreto 2.388 de 25/7/1973. A implantação de áreas com exigência de uso do rotativo em Belo Horizonte teve início em 1976. Em 1992, a BHTrans (criada em 1991) assumiu o gerenciamento do serviço de táxi, escolar e, também, do Estacionamento Rotativo.