27 September 2019 -
A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, realiza neste fim de semana, dias 28 e 29 de setembro, as últimas atividades do Festival Literário Internacional de Belo Horizonte – FLI-BH. Os eventos principais concentram-se no Parque Municipal Américo Renné Giannetti (avenida Afonso Pena, 1377, Centro).
As oficinas ocorrem no Parque e no Centro de Referência da Juventude (Praça da Estação, s/nº, Centro) e a Mostra de Cinema, no MIS Cine Santa Tereza (rua Estrela do Sul, 89, Santa Tereza). Toda programação é gratuita.
No sábado, o dia começa animado com a intervenção de rua concebida pelo ilustrador e artista plástico Marcelo Xavier. Livros, poemas, desenhos e objetos artísticos serão exibidos de forma espontânea e, ao final, como um verdadeiro banquete, poderão ser escolhidas e levadas de graça pelos participantes. Destaque também para a conferência “Literatura e políticas públicas” com a colombiana Silvia Castrillón, referência internacional em políticas públicas e também voz atuante na defesa das bibliotecas escolares como “comunidades de leitores e escritores” e na luta contra a exclusão. O dia promete ainda atrações como narrações de histórias, mesas, apresentações artísticas, encontro com autores, performance poética e bate-papo.
No domingo, a programação apresenta a confraria de poetas da capital mineira, performance cantada, mesas, show de Sérgio Pererê com participação especial da cantora Laura Catarina e encontro com escritores.
Para o encerramento desta edição, o grande destaque é a Batalha de Slam. Um encontro inédito entre as campeãs e os campeões de todas as edições do Campeonato Brasileiro de Poesia Falada – Slam BR desde a sua primeira edição, em 2014. Entre os convidados estão: Bell Puã (PE), João Paiva (BH), Lucas Afonso (SP), Luz Ribeiro (SP), Pieta Poeta (BH), Rogério Coelho (BH), Alessandro Dornelos (Uberaba-MG) e Thais Carvalhais (BH).
Sétima arte
Últimos dias também para conferir a mostra de filmes FLI-BH 2019 no MIS Cine Santa Tereza. No sábado serão exibidos os documentários “Carolina”, que conta a vida de Carolina Maria de Jesus, negra e semianalfabeta, que se tornou um fenômeno literário na década de 1960 e “Poeta de sete faces”, filme que remonta a trajetória do escritor mineiro Carlos Drummond de Andrade. Dos primeiros anos de sua vida, sua mudança para o Rio de Janeiro até o auge de sua carreira. A classificação para ambos os filmes é livre.
Já no domingo é a vez do documentário “Slam: Voz de levante” que retrata uma atividade cada vez mais comum no país nos últimos anos: as Poetry Slams, batalhas de poesia performáticas que atraem ouvintes de diferentes realidades sociais e vivências. A produção ainda viaja para os Estados Unidos, local onde o estilo nasceu e depois se expandiu rapidamente para o mundo todo. Classificação indicativa: 12 anos.
Sobre o FLI-BH
Abordando a temática “Do Livro à Voz: Narrativas Vivas” e com curadoria da poeta Nívea Sabino e da ilustradora Marilda Castanha, o Festival Literário Internacional de Belo Horizonte iniciou sua programação na última quarta-feira, 25 de setembro. As atividades encerram neste domingo, 29 de setembro, totalizando mais de 50 atrações.
Nessa edição, o FLI-BH homenageia o poeta Adão Ventura (1939-2004), mineiro nascido em Santo Antônio do Itambé, e autor do clássico “A cor da pele” - importante conjunto de poemas sobre o tema da negritude e do racismo. E faz menção honrosa a dois renomados escritores: a carioca radicada em Minas Gerais, Leda Maria Martins, e o mineiro do Vale do Rio Doce, Ailton Krenak.
Programação de sábado e domingo, dias 28 e 29/9
28 DE SETEMBRO – SÁBADO
9h às 13h - Jardim Arena da Palavra (Teatro Francisco Nunes) |Duração: 240 minutos . Ação de Graça - Intervenção de Rua –
Convidado: Marcelo Xavier (BH), artista plástico, escritor, ilustrador, cenógrafo, figurinista e carnavalesco
10h - Teatro Francisco Nunes | Duração: 120 minutos -
Conferência: Literatura e Políticas Públicas com Silvia Castrillón (Colômbia) - referência internacional em políticas públicas de leitura, é também voz atuante na defesa das bibliotecas escolares como “comunidades de leitores e escritores”, e grandes aliadas na luta contra a exclusão.
*Atividade com tradução simultânea
Mediação: Daniela Figueiredo (BH) - pedagoga, formada pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), mestre em educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
10h - Biblioteca do FLI-BH (Teatro de Bolso Parque Municipal Américo Renné Giannetti) | Duração: 120 minutos.
Troca de Vivência – Grupo de Contadoras de Histórias da Biblioteca Pública Infantil e Juvenil de Belo Horizonte – BPIJ
11h - Palco Literário (Largo em frente ao Teatro Francisco Nunes) | Duração: 45 minutos
Apresentação Artística: Ler é um Espetáculo
Convidado: Ivan Zigg (RJ), autor em mais de cem livros infanto-juvenis, seja como escritor ou ilustrador, Zigg está hoje entre os nomes mais atuantes pela democratização da leitura no Brasil
14h - Teatro Francisco Nunes | Duração: 75 minutos
Mesa: Literatura (também) Visual: Encontros Entre a Palavra, Design e Ilustração
Convidados: Gustavo Piqueira (SP), autor de 25 livros de difícil classificação, todos marcados pela livre mistura entre texto, imagem, design e História e Anna Cunha (BH), ilustradora, graduada em Artes Plásticas pela UEMG.
Mediação: Samara Coutinho (BH), Bacharel em Letras com ênfase em Tecnologias da Edição pelo CEFET-MG, atualmente é mestranda no Programa de Pós Graduação em Estudos de Linguagem na mesma instituição.
15h30 - Palco Literário (Largo em frente ao Teatro Francisco Nunes) | Duração: 30 minutos
Narração de Histórias: Estórias com o Grupo Miguilim (Cordisburgo - MG)
Convidado: Grupo Miguilim atualmente é composto por cerca de 30 jovens, entre 10 e 18 anos. O grupo recebe treinamento e formação permanente em técnicas de narração de estórias e conteúdos sobre a vida e obra do grande autor brasileiro.
16h - Palco Literário (Largo em frente ao Teatro Francisco Nunes) | Duração: 40 minutos
Narração de Histórias: Declamação Poética com o Programa Sociocultural Drummonzinhos (Itabira – MG) O programa acontece em Itabira - MG desde 2001 em parceria com as secretarias municipais de ação social e educação.
16h - Jardim Arena da Palavra (Teatro Francisco Nunes) | Duração: 50 minutos
Encontro com o Autor: Cordel "A Morte de Antônio Preto"
Convidado: Sérgio Pererê (BH), multi-instrumentista, com destaque para o trabalho como percussionista.
16h30 - Palco Literário (Largo em frente ao Teatro Francisco Nunes) | Duração: 40 minutos
Narração de Histórias: Poetizar: Poemas e Cenas
Convidados: irmãos João e Raisla (BH), são artistas jovens que atuam como atores, modelos, mestres de cerimônia e poetas.
16h30 - Teatro Francisco Nunes | Duração: 75 minutos
Mesa: Ainda Estamos Aqui: A Escrita e a Leitura Literária em Tempos de Turbulência Social
Convidados: Maria Valéria Rezende (PB), formada em Língua e Literatura Francesa, Pedagogia e mestre em Sociologia e Marcelo Rubens Paiva (SP), escritor, roteirista e dramaturgo.
Mediação: Adriane Garcia (BH), poeta
18h30 - Jardim Arena da Palavra (Teatro Francisco Nunes) | Duração: 60 minutos
Performance Poética: Instante Palavra Viva
Convidados: Cristiane Sobral (RJ), escritora, poeta, atriz e professora de teatro; Allan Jonnes (SE), poeta e JoMaKa (BH), ativista, poeta marginal antimanicomial e educador social.
19h - Teatro Francisco Nunes | Duração: 75 minutos
Bate-papo: Melanina Literária
Convidado: Cuti (SP), Cuti é pseudônimo de Luiz Silva. Escritor, mestre e doutor em literatura brasileira.
Mediação: Luana Tolentino (BH), professora e historiadora
20h30 - Palco Literário (Largo em frente ao Teatro Francisco Nunes) | Duração: 90 minutos
Apresentação Artística: Coletivo Negras Autoras (BH)
Coletivo Negras Autoras é formado por Elisa de Sena, Júlia Tizumba, Manu Ranilla, Nath Rodrigues e Vi Coelho.
29 DE SETEMBRO – DOMINGO
10h - Biblioteca do FLI-BH (Teatro de Bolso Parque Municipal Américo Renné Giannetti) | Duração: 60 minutos
Abrace um livro com Confraria de Poetas Belo Horizonte - Troque um livro por um abraço. Os livros serão distribuídos de forma totalmente gratuita.
10h20 - Teatro Francisco Nunes | Duração: 5 minutos
Performance Cantada
Convidada: Dóris dos Santos (BH) possui uma encantadora trajetória de mais de 20 anos cantando samba.
10h30 - Teatro Francisco Nunes | Duração: 75 minutos
Mesa: Romance à Brasileira
Convidados: Paulo Lins (RJ), poeta, romancista, roteirista de cinema e televisão e professor e Eliana Alves Cruz (RJ), escritora e jornalista.
Mediação: Sérgio Fantini (BH), escritor
11h – Teatro Francisco Nunes | Duração: 75 minutos
Mesa: A Poética da Oralidade: Hip-Hop, Palavra Ritmada e a Expansão dos Movimentos de Sarau e Slam no Brasil
Convidados: Renan Inquérito (SP), doutor em Geografia pela Unesp Rio Claro – SP e poeta e Luz Ribeiro (SP), escritora.
Mediação: Bim Oyoko (BH), catador de palavras que traz seus versos de raízes fincadas na ExtremOeste da Região Metropolitana de Belo Horizonte.
11h - Jardim Arena da Palavra (Teatro Francisco Nunes) | Duração: 75 minutos
Intervenção de Grafite com Wanatta Rodrigues (BH)
12h – Palco Literário (Largo em frente ao Teatro Francisco Nunes) | Duração: 80 minutos
Show com Sérgio Pererê (BH) participação especial Laura Catarina (BH)
*Programação Associada Programa Cena Plural
12h30 – Teatro Francisco Nunes | Duração: 75 minutos
Mesa: Livro Ilustrado
Convidados: Anabella López (Argentina), ilustradora e escritora de livros e Odilon Moraes (SP), ilustrador e autor de livros ilustrados.
Mediação: Fabíola Farias (BH), graduada em Letras, mestre e doutora em Ciência da Informação pela UFMG.
14h - Teatro Francisco Nunes | Duração: 75 minutos
Mesa: "Meu Sangue Cachoeira é Terreiro de Folia: Poética da Diáspora e a Palavra Escrita"
Convidados: Allan da Rosa (SP), autor de ficção, teatro, poesia e ensaio e Jarid Arraes (CE), escritora, cordelista e poeta.
Mediação: Duda Salabert (BH), Professora de literatura e Idealizadora da Transvest - Ong de educação popular para travestis e transexuais de BH.
14h30 – Jardim Arena da Palavra (Teatro Francisco Nunes) | Duração: 70 minutos
Encontro com o Escritor: O Livreiro do Alemão e suas histórias
Convidado: Otávio Júnior (RJ), ator, performance-literário, contador de histórias e produtor executivo teatral.
16h – Teatro Francisco Nunes | Duração: 75 minutos
Mesa: Das Oralituras aos nossos Quintais: A Escrita para Além do Livro
Convidados: Marcelino Freire (PE), escritor e Anna Maria Gonçalves (Ibiá-MG), publicitária por formação, cansou-se do ritmo intenso da profissão e decidiu dedicar-se exclusivamente à literatura.
Mediação: Samuel Medina (BH): escritor, contador de histórias e mediador de leitura.
18h30 – Palco Literário (Largo em frente ao Teatro Francisco Nunes) | Duração: 120 minutos
Slam Vencedores: A grande Batalha - Encontro inédito entre as campeãs e os campeões de todas as edições do Campeonato Brasileiro de Poesia Falada – Slam BR desde a sua primeira edição, em 2014.
Convidados: Bell Puã (PE), João Paiva (BH), Lucas Afonso (SP), Luz Ribeiro (SP), Pieta Poeta (Belo Horizonte)
Apresentadores: Rogério Coelho (BH) e Alessandro Dornelos (Uberaba-MG)
Contadora de Notas: Thais Carvalhais (BH)
Oficinas
28 DE SETEMBRO - SÁBADO
10h - Tranças do Verbo - Palavra e Imaginário Afro-brasileiro com Allan da Rosa (SP)
Número de vagas: 20 participantes | Duração: 4 horas | Horário: 10h às 14h | Local: Sala Bastidores - Centro de Referência da Juventude - CRJ (Rua Guaicurus, 50 - Centro, Belo Horizonte)
*Atividade destinada ao público inscrito e selecionado previamente
14h - Escrita Criativa e a LiteraRua - Oficina + Ação do Circuito Metropolitano de Saraus com Vito Julião (Belo Horizonte), Dione Machado (Belo Horizonte) e Dudu Luiz (Belo Horizonte)
Número de vagas: 30 participantes | Duração: 4 horas | Horário: 14h às 18h | Local: Biblioteca do FLI-BH - Parque Municipal Américo Renné Giannetti (Av. Afonso Pena, 1377 - Centro, Belo Horizonte)
*Atividade destinada ao público inscrito e selecionado previamente
29 DE SETEMBRO - DOMINGO
9h - Oficina Feminina de Rap - Literatura, Poesia e Rima com Lana Black (Belo Horizonte) e Negah Thé (Belo Horizonte)
Atividade que incentiva a construção de textos livres em formatos de poemas para serem musicalizados.
Número de vagas: 35 participantes | Duração: 01h30 | Horário: 09h às 10h30 | Local: Palco Literário - Parque Municipal Américo Renné Giannetti (Av. Afonso Pena, 1377 - Centro, Belo Horizonte) | Classificação indicativa: mulheres e homens a partir de 12 anos
*Atividade destinada ao público inscrito e selecionado previamente
9h - Narrativas Insubimissas: Memória, Escrevivência e Mandiga com Júlia Elisa (Belo Horizonte)
Número de vagas: 20 participantes | Duração: 4 horas | Horário: 09h às 13h | Local: Sala Multiuso 1- Centro de Referência da Juventude - CRJ (Rua Guaicurus, 50 - Centro, Belo Horizonte) | Classificação indicativa: 15 anos
15h - Leitura de Imagens - Oficina de Estudo e Análises da Imagem Dentro do Livro Ilustrado com Anabella López (Argentina)
Número de vagas: 20 participantes |Duração: 4 horas | Horário: 15h às 19h | Local: Sala Multiuso 1- Centro de Referência da Juventude - CRJ (Rua Guaicurus, 50 - Centro, Belo Horizonte)
*Atividade destinada ao público inscrito e selecionado previamente
ESPECIAL - MOSTRA DE FILMES FLI-BH 2019
Local: MIS Cine Santa Tereza
Dia 28, sábado, às 17h
- Carolina
(Jeferson De | Brasil | 2003 | Documentário | 14 min)
A vida de Carolina Maria de Jesus, negra e semianalfabeta, que se tornou um fenômeno literário na década de 1960. Bisneta de escravos, com apenas dois anos de estudos, se apaixonou pela leitura.
- Poeta de Sete Faces
(Paulo Thiago | Brasil | 2002 | Documentário | 94 min)
O filme remonta a trajetória do escritor mineiro Carlos Drummond de Andrade. Dos primeiros anos de sua vida, sua mudança para o Rio de Janeiro até o auge de sua carreira.
Classificação indicativa: livre.
Dia 29, domingo, às 17h
Slam: Voz de Levante
(Tatiana Lohmann / Roberta Estrela D’Alva | Brasil | 2017 | Documentário | 81 min)
Documentário sobre uma atividade cada vez mais comum no país nos últimos anos: as Poetry Slams, batalhas de poesia performáticas que atraem ouvintes de diferentes realidades sociais e vivências. A produção ainda viaja para os Estados Unidos, local onde o estilo nasceu e depois se expandiu rapidamente para o mundo todo.
Classificação indicativa: 12 anos.
Toda programação é gratuita