Pular para o conteúdo principal

Imagem de Ana Elisa Ribeiro, Edimilson de Almeida Pereira e Madu Costa
Foto: Divulgação PBH

FLI BH abre sua 4ª edição reivindicando diversidade editorial

criado em - atualizado em

A Secretaria Municipal de Cultura e a Fundação Municipal de Cultura, em parceria com o Instituto Periférico, realiza, entre 10 e 20 de agosto, a 4ª edição do Festival Literário Internacional de Belo Horizonte (FLI BH). A conferência de abertura, que acontece nesta terça-feira, dia 10, às 19h30, contará com a presença de Edimilson de Almeida Pereira, mineiro de Juiz de Fora e um dos escritores mais premiados do mundo. Edmilson estará na abertura do evento com a temática “Editorias negras no Brasil: Notas sobre ser estrangeiro em sua própria terra”. A mediação será de Ana Elisa Ribeiro e Madu Costa, que são curadoras desta 4ª edição. Para mais informações sobre a edição, acesse o site oficial.

A conferência trata da necessidade de pensarmos sobre a pluralidade das produções literárias no Brasil, que muitas vezes não são percebidas como próprias, aparentando ser ideias e conceitos estrangeiros e não nossos. A atividade é destinada aos jovens e adultos, estimulando a reflexão sobre o tema. Alinhada ao compromisso do Festival com a acessibilidade, a transmissão pelo Youtube da Fundação Municipal de Cultura e pelo Facebook oficial do FLI BH contará com tradução simultânea em libras e legendas.

 

Sobre o Festival

Com o tema “Virando a Página: Livro e Leitura Tecendo Amanhãs”, a 4ª edição do FLI BH, integralmente virtual, traz mais de 100 atrações e a participação de autores, artistas, pesquisadores e profissionais convidados do Brasil e exterior para conferências, mesas de debate, exposições, oficinas, seminário de bibliotecas, rodas de leitura, narração de histórias e saraus, elaboradas para atender crianças desde a primeira infância, jovens e adultos. A programação é gratuita e poderá ser acompanhada pelo Portal Belo Horizonte, com tradução em libras, audiodescrição e legendagem.

 

Sobre o FLI BH

Com a edição deste ano acontecendo entre os dias 10 e 20 de agosto, o FLI BH será totalmente on-line e gratuito, com as atividades disponíveis em diversas plataformas. Realizado a cada dois anos, o Festival oferece uma programação diversa para a valorização da literatura, contemplando públicos distintos e abarcando as cadeias criativas, produtivas, formativas e de promoção do acesso ao livro e à leitura. Desde a primeira edição, o evento já recebeu mais de 500 profissionais e artistas convidados e realizou cerca de 500 atividades voltadas para leitores de todas as idades.

 

Serviço

Conferência de abertura da 4ª edição do FLI BH
“Editorias negras no brasil: notas sobre ser estrangeiro em sua própria terra”
Convidado: Edimilson de Almeida Pereira
Mediadoras: Ana Elisa Ribeiro e Madu Costa – Curadoras do 4º FLI BH?
Horário: 19h30
Plataforma de realização do Festival.