Pular para o conteúdo principal

FLI BH 2023 homenageia lélia gonzalez em evento no CCBB de 16 a 20 de novembro
Divulgação/PBH

FLI BH 2023 homenageia Lélia Gonzalez em evento no CCBB de 16 a 20 de novembro

criado em - atualizado em

A 5ª edição do Festival Literário Internacional de Belo Horizonte - FLI BH, realizada pela Prefeitura de Belo Horizonte, em parceria com o Instituto Periférico, vem acontecendo desde setembro, com diversas ações descentralizadas na capital mineira. Entre os dias 16 e 20 de novembro será realizada mais uma etapa, o tradicional evento que reúne escritores, poetas, ilustradores, narradores de histórias, grupos de teatro, músicos, produtores, editores, pesquisadores e leitores, envolvendo lançamentos de livros, rodas de conversa, oficinas e atrações diversas. Todas as atividades, gratuitas, vão acontecer no Centro Cultural Banco do Brasil - CCBB-BH, na Praça da Liberdade.  Confira a programação completa.

Iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, a quinta edição do Festival, que homenageia a escritora mineira de Belo Horizonte, Lélia Gonzalez, uma das mais importantes intelectuais brasileiras do século XX, reúne programação intensa que contará com nomes importantes do setor. É o caso de François Dosse, historiador e sociólogo francês; a colombiana Lady La Profeta, atual campeã da Copa do Mundo de Poesia Falada; os escritores João Silvério Trevisan, Lilia Guerra, Joice Berth, Dalva Maria Soares, Laura Cohen, José Eduardo Gonçalves e Marilda Castanha, entre muitos outros.

Para a secretária municipal de Cultura, Eliane Parreiras, o FLI BH é uma importante política pública do município dedicada à valorização e ao desenvolvimento da literatura e da leitura não só em Belo Horizonte, mas também em outros lugares de Minas Gerais e do Brasil. "A Prefeitura de Belo Horizonte vai oferecer ao público programação rica, extensa e contemporânea. Além disso, o Festival cumpre o papel de promover uma grande articulação entre editores e autores, possibilitando aos participantes o acesso a uma produção cultural potente e diversa. Estruturamos o 5º FLI BH como uma ação estendida e continuada, de difusão e formação, que se expande para a cidade com programações nas 22 bibliotecas da Cultura Municipal, nas livrarias de rua da cidade, especialmente na Savassi, o bairro das letras, no Circuito Literário de BH e agora no CCBB, no coração de Belo Horizonte. É Belo Horizonte reafirmando sua vocação de cidade literária", comemora.

A presidente da Fundação Municipal de Cultura, Luciana Ferés, celebra a realização de mais um festival. "A produção artística do Fli BH está sempre antenada com as mudanças sociais no país e homenagear a filósofa e escritora Lélia Gonzales, uma referência nos estudos de gênero e raça no Brasil e América Latina, é um destaque da 5ª edição do festival. Teremos autoras e autores convidados que estão produzindo literatura inspiradas pela Lélia e seus ideais do feminismo negro. Mas o FLI BH é também lugar de muita literatura infanto-juvenil incentivado a formação de público de leituras e bibliotecas, uma ação constante da Prefeitura de Belo Horizonte para estimular a cadeia produtiva do livro e do leitor".

A partir da parceria com a Secretaria Municipal de Educação, serão distribuídos mais de 10 mil vales-livros na Feira Literária, que poderão ser trocados, pelos alunos e educadores, pelas diversas obras disponíveis, que abrangem desde os clássicos da literatura infantil até as mais recentes criações contemporâneas. O público em geral também pode adquirir livros e participar da programação do evento, que contará com mesa de debate e narração de histórias em homenagem a Marcelo Xavier. Reconhecido por prestigiosos prêmios literários no Brasil, Marcelo é autor de mais de 20 livros, a maioria para crianças, e é destaque na ilustração tridimensional com massinha.

A Prefeitura de Belo Horizonte se associou à Câmara Mineira do Livro para realizar a 7ª edição do Salão do Livro Infantil e Juvenil de Minas Gerais dentro da programação do FLI BH. O Salão do Livro Infantil e Juvenil de Minas Gerais, que retorna ao formato presencial, terá a participação de mais de 30 editoras com uma diversidade de obras literárias, oferecendo ao público uma ampla produção editorial para crianças e jovens. "Minas Gerais possui uma grande tradição literária, e a chegada do Salão do Livro Infantil e Juvenil à 7ª edição marca a sua consolidação como um dos mais importantes eventos literários do país, dedicado às crianças e aos jovens. Esperamos que todos se divirtam e fortaleçam o hábito e o prazer pela leitura", afirma Felipe Mayrink, Presidente da Câmara Mineira do Livro.

O FLI BH 2023 é uma realização da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, e do Instituto Periférico. Conta com o apoio do Ministério Público de Minas Gerais, por meio dos recursos do Fundo Especial do Ministério Público do Estado de Minas Gerais – FUNEMP, e com a parceria cultural da Câmara Mineira do Livro, do Sesc em Minas e do Centro Cultural Banco do Brasil. O Salão do Livro Infantil e Juvenil de Minas Gerais, organizado pela Câmara Mineira do Livro e patrocinado pelo Mater Dei, integra o FLI-BH por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte.

Este ano, o FLI BH já marcou presença na Expo Favela Minas, dias 15 e 16 de setembro, que aconteceu pela primeira vez no estado, buscando ampliar o protagonismo de vozes periféricas, além de exaltar a literatura e a produção literária das favelas. De 6 a 10 de novembro, promoveu atividades gratuitas nos 17 Centros Culturais da PBH, distribuídos nas nove regionais da cidade, descentralizando o acesso à cultura. E no dia 11 de novembro, aconteceu o Circuito FLI BH de Livrarias, com programação construída em parceria com os livreiros. Após o grande encontro no CCBB, o Festival continua com suas ações descentralizadas e finaliza a programação em uma ação especial de comemoração do aniversário da cidade, em dezembro.

A homenageada Lélia Gonzalez

Afirmando o compromisso com a diversidade de autorias e produções editoriais, assumido desde a primeira edição, o Festival consolida-se como encontro de vozes diversas e ideias transformadoras e traz como homenageada a mineira de Belo Horizonte, Lélia Gonzalez. Escritora, política, professora, filósofa e antropóloga, foi pioneira nos estudos sobre cultura negra no Brasil e co-fundadora do Instituto de Pesquisas das Culturas Negras do Rio de Janeiro, do Movimento Negro Unificado e do Olodum.

“Vozes e ideias para vidas justas” é o tema da 5ª edição do FLI BH, abrangendo o universo simbólico da produção de Lélia Gonzalez, com ênfase nas lutas e pesquisas da autora, especialmente direcionadas a grupos minorizados no cenário nacional e latino-americano. Trata-se também de um convite do Festival para a transformação, a igualdade e a empatia, refletindo de maneira consistente e poética a proposição curatorial desta edição.

Para Lélia Gonzalez, a linguagem cultural precisava ser subvertida, já que o sexismo e o racismo eram as marcas profundas da cultura de dominação brasileira e latino-americana. Uma das contribuições teóricas de Lélia é o conceito "pretuguês", termo criado para pensar a formação da identidade cultural brasileira por meio das palavras provenientes de idiomas africanos. A autora criou também o termo amefricanidade, que busca reagir às formulações norte-americanas autorreferenciadas que se impunham sobre as demais partes do continente.

Vida e obra de Lélia Gonzales têm recebido atenção na última década. Ela tem sido homenageada de várias formas. Em 2015, em Brasília, o recém-inaugurado prédio da Organização das Nações Unidas (ONU) recebeu o nome Lélia Gonzalez. Em 2020, a LASA, maior encontro acadêmico do mundo voltado para a produção científica sobre a América Latina, homenageou a intelectual nomeando seu evento de “Améfrica Ladina”, termo que Lélia Gonzalez usava para se referir à formação do continente, marcando suas influências indígenas e africanas, além da ibérica.

Em consonância com o pensamento da homenageada, a ilustradora Carol Fernandes criou ilustrações que expressam anseios centrais do nosso tempo: a reivindicação de vidas justas, que buscam a convivência pacífica entre grupos sociais, a celebração da infância e a proteção da biodiversidade e do meio ambiente.

“Nós, da família de Lélia Gonzalez ficamos sempre muito orgulhosos e honrados com essas justas homenagens a essa grande figura que teorizou nossa luta e deu voz aos que precisam, no Brasil e em outros lugares do Mundo. Lélia Gonzalez viveu e lutou pela igualdade e acreditava que ela era real e possível! Parabéns pela homenagem, estamos todos muito felizes por mais esse reconhecimento”, comenta Melina de Lima, neta da autora.

Festival Literário Internacional de Belo Horizonte – FLI BH

O Festival Literário Internacional de Belo Horizonte - FLI BH - nasceu em 2015, da convergência de políticas públicas de acesso ao livro, à leitura e à literatura que a Prefeitura desenvolve através da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura. Realizado a cada dois anos, além de ser a culminância das ações destinadas ao acesso ao livro e à promoção da leitura na capital mineira, o festival é inteiramente dedicado à literatura oferecendo oficinas de leitura, escrita literária e ilustração, mostra de cinema, narrações de histórias, rodas de leitura, palestras, feira de livros e diversas atividades voltadas ao universo literário.

Seu propósito é trazer à cena a diversidade que a literatura expressa. Às vozes do texto literário, somam-se as vozes das ruas, dos saraus, da academia e a voz do público leitor.  

Durante os dias de Festival, essas vozes ecoam em oficinas, saraus, recitais, leituras, debates e lançamento de livros. A ideia é romper com as divisões entre centro e periferia, entre guetos, grupos e classes sociais, entre o tradicional e o novo, e nos apossarmos da força que vem de diferentes territórios, com a variedade de culturas, de gêneros e de opções de expressão.

Das atividades humanas, a arte é a que mais nos lembra que precisamos de emoção para prosseguir. A literatura ocupa aqui um lugar especial por ser capaz de acolher toda a diversidade, emprestar voz aos que não podem falar, falar de igual para igual com aqueles que querem silenciar o outro. Ela possibilita a troca de experiências, o diálogo entre os saberes, a reflexão sobre as conquistas e perdas individuais e coletivas.

Serviço:

Festival Literário Internacional de Belo Horizonte - FLI BH

5ª edição - Etapa principal

Data:
16 a 20 de novembro

Local: Centro Cultural Banco do Brasil (Praça da Liberdade, 450).

Entrada gratuita

Para algumas oficinas, é necessário retirar o ingresso gratuitamente na bilheteria do CCBB, uma hora antes do início da atividade (sinalizadas abaixo).

Mais informações e programação completa: portalbelohorizonte.com.br/fli