Pular para o conteúdo principal

Fiscalização da Tolerância Zero da PBH aborda ônibus na região Nordeste
Divulgação/PBH

Fiscalização da Tolerância Zero recolhe mais três ônibus na região Nordeste

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte realizou na tarde desta quarta-feira (28) mais uma operação da política de Tolerância Zero nas portas de garagens de ônibus, contra irregularidades do serviço de transporte público da capital. Agentes da Sumob, BHTrans e da Guarda Municipal verificaram oito ônibus na garagem da Empresa São Cristóvão Transportes, regional nordeste da capital.

Foram realizadas 28 autuações, sendo seis pelo Código Brasileiro de Trânsito (CTB). Três veículos foram removidos para o pátio do Detran e dois tiveram a Autorização de Tráfego (AT) retida. Os principais problemas encontrados foram mau funcionamento do elevador, pneus desgastados, sistema de iluminação inoperante e aferição do tacógrafo vencida.  

Essa etapa da Tolerância Zero mira os ônibus que tiveram mais reclamações feitas pela população no canal de WhatsApp, no PBH App e também no portal de serviços da prefeitura.  Outro objetivo da ação é buscar os coletivos que estão rodando sem a autorização de tráfego. Esses veículos são identificados no Centro Integrado de Operações de Belo Horizonte (COP-BH), pelo SITBUS, um sistema conectado ao GPS dos ônibus que acompanha cada viagem do transporte coletivo.

Tolerância zero

A política de Tolerância Zero foi anunciada em 25 de janeiro e no primeiro mês foram realizadas 382 ações de  fiscalização do transporte coletivo,  vistoriando 3.112 ônibus (alguns deles mais de uma vez), resultando em 3.810 autuações, 138 autorizações de tráfego (AT) recolhidas e oito veículos recolhidos ao pátio do Detran-MG. 

Além das autuações e do recolhimento das autorizações de tráfego e dos veículos, as empresas concessionárias não recebem a remuneração complementar quando não cumprem as determinações da Lei 11.458/2023 em relação à pontualidade e qualidade dos veículos.