Pular para o conteúdo principal

Fiscalização da Prefeitura remove dois ônibus para o pátio do Detran
Foto: Adão de Souza

Fiscalização da Prefeitura remove dois ônibus para o pátio do Detran

criado em - atualizado em

Em mais uma operação de fiscalização do transporte coletivo da capital, a Prefeitura de Belo Horizonte vistoriou nesta quinta-feira (1º) nove ônibus e aplicou 37 autuações e quatro advertências, no bairro Cidade Nova. O objetivo é averiguar  a condição dos ônibus, especialmente no que diz respeito à segurança dos passageiros. Dois veículos da linha 5503A foram multados Pelo Código Brasileiro de Trânsito (CTB), por causa do mau estado dos pneus. Os dois veículos foram removidos para o pátio do Detran- MG e só poderão ser retirados depois de comprovar a quitação das multas aplicadas e apresentar documentação regularizada. 

A fiscalização desta quinta-feira contou com agentes da Guarda Municipal, Sumob e BHTrans.  Os principais problemas encontrados nos ônibus foram o sistema de freio de portas, mau funcionamento do elevador, pneus em más condições, extintor de incêndio sem pressão  e vazamento de óleo.  

Tolerância zero 

Desde 25 janeiro, quando a Prefeitura anunciou a adoção de uma política de Tolerância Zero em relação às empresas de ônibus, já foram vistoriados 31 ônibus e detectadas 68 irregularidades. Os fiscais expediram 96 autuações e 7 advertências, sendo recolhidas 14 autorizações de tráfego (AT). Três ônibus foram recolhidos ao pátio do Detran. 

Todos os ônibus que tiverem a AT recolhida nas fiscalizações  ficam impedidos de circular nas ruas até que os problemas, que foram encontrados,  sejam reparados. Os veículos precisam passar por uma nova vistoria para receber o documento de volta. Nesse período, não será paga a remuneração complementar, que leva em conta a quilometragem percorrida pelo ônibus.