Pular para o conteúdo principal

Fiscalização da PBH aplica 16 autuações e remove um ônibus no Estrela D’alva
Foto: PBH/Divulgação

Fiscalização da PBH aplica 16 autuações e remove um ônibus no Estrela D’alva

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte vistoriou, nesta terça-feira (6), seis ônibus da linha 5201, no bairro Estrela D’alva, na região Oeste da capital. Foram aplicadas 16 autuações. Um ônibus, que estava com pneu traseiro em más condições, foi removido para o pátio do Detran-MG e só poderá ser retirado depois de comprovar a quitação da multa aplicada  pelo Código de Trânsito Brasileiro e apresentar documentação regularizada. Um outro veículo teve a Autorização de Tráfego recolhida.

A operação de fiscalização do transporte coletivo da capital verifica as condições dos ônibus, especialmente no que diz respeito à segurança dos passageiros. A fiscalização de hoje contou com agentes da Superintendência de Mobilidade do Município (SUMOB) e da Guarda Municipal. Os principais problemas encontrados foram o sistema de freio de portas, problemas no banco retrátil do cadeirante, vazamento de óleo de freio, mau funcionamento do elevador e saída de emergência em más condições.

Tolerância zero

Desde 25 janeiro, quando a Prefeitura anunciou a adoção de uma política de Tolerância Zero em relação às empresas de ônibus, já foram vistoriados 45 ônibus, os fiscais expediram 129 autuações e 7 advertências, sendo recolhidas 20 autorizações de tráfego (AT). Seis ônibus foram recolhidos ao pátio do Detran-MG.

Todos os ônibus que tiverem a AT recolhida nas fiscalizações ficam impedidos de circular nas ruas até que os problemas que foram encontrados sejam reparados. Os veículos precisam passar por uma nova vistoria para receber o documento de volta. Nesse período, não será paga a remuneração complementar, que leva em conta a quilometragem percorrida pelo ônibus.