Pular para o conteúdo principal

Final da 4ª edição do Concurso Prato Junino acontece neste sábado
Foto: Mateus Meireles

Final da 4ª edição do Concurso Prato Junino acontece neste sábado

criado em - atualizado em


Reconhecida como um dos pilares do Arraial de Belo Horizonte, a gastronomia junina é novamente destaque no evento. Valorizando este importante eixo, a Belotur realiza, neste sábado (08), a última etapa da 4ª edição do Concurso Prato Junino. A grande final da competição, que reúne receitas juninas dos alunos das faculdades de gastronomia Arnaldo, Estácio de Sá, Promove, Senac e UNA acontece às 9h, na Mineiraria - Casa da Gastronomia (Rua Uberaba, 865, Barro Preto).

Na ocasião, serão conhecidos os cinco grupos de estudantes vencedores do concurso, um de cada instituição. Além de terem a oportunidade de comercializar os pratos na Vila Gastronômica da Praça da Estação, eles ainda vão ganhar dólmãs personalizados e kits com instrumentos de cozinha. 

Para a edição de 2023, a temática da disputa é ‘O Resgate da Memória Afetiva’, valorizando as lembranças nostálgicas das comidas simples e caseiras, dos encontros em volta das mesas, das reuniões em família e dos amigos de infância. A primeira etapa da seleção dos pratos consistiu na realização das seletivas dentro das faculdades, onde dois grupos de cada escola foram selecionados. A segunda etapa, que ocorrerá no próximo sábado, será o momento em que o júri técnico habilitado irá avaliar os dois pratos finalistas de cada faculdade e definir os vencedores. 

“Belo Horizonte é a síntese da gastronomia mineira, reconhecida e valorizada por todo mundo. Assim, o Arraial de Belo Horizonte vem ao encontro de um dos principais atrativos da cidade. O já tradicional Concurso Prato Junino chega para dar aos novos talentos da gastronomia a experiência profissional e técnica na Vila Gastronômica”, comenta Gilberto Castro, presidente da Belotur. 

A comissão julgadora levará em consideração aspectos como harmonia de sabor e textura, apresentação do prato, originalidade e economicidade, além da presença de pelo menos dois insumos característicos da culinária mineira. O júri técnico da Grande Final do 4ª Concurso Prato Junino será formado por Celina Aquino, jornalista especializada em Moda e Gastronomia no jornal Estado de Minas; Djalma Victor, chef de cozinha, proprietário dos restaurantes Osso - Mind The Bones e Rotisseria Central e participante de programas de culinária como Mestre do Sabor e Top Chef Brasil;  Ivo Faria, chef de cozinha do Instituto Ivo Faria; e por Lorena Martins, jornalista do O Tempo e influenciadora com foco em gastronomia. 

Confira abaixo as receitas finalistas de cada faculdade da 4ª edição do Concurso Prato Junino:

Una


- Anarriê de Abóbora: caldo de abóbora com pernil desfiado, barriga de porco marinada e empanada na pipoca. 

- Canjicou: bolinho de canjiquinha recheado com linguiça calabresa e queijo canastra. Molho de abacaxi grelhado, cachaça e especiarias. 


Senac

- Galinhada no palito: bolinho de galinhada acompanhado de creme de quiabo. 

- Pedacim de Minas: sanduíche caipira de pão de batata recheado com pernil suíno desfiado, Queijo Canastra empanado e molho barbecue com café. 

Faculdade Arnaldo

- Caminho da Roça, Estrada Tropeira: sanduíche de linguiça tropeira com couve, ovo com calabresa, vinagrete picante, maionese de cheiro verde e torresmo.  

- Amendoim do Amor: massa de leite condensado, amendoim, manteiga e creme de leite, glaceada no açúcar. 

Estácio de Sá

- Taco Mineiro: tortilha de milho com chilli de porco, aioli de requeijão e salsa, com farofa de torresmo e crispy de couve. 

- Belo Vale: nhoque de milho com costelinha suína ao molho de cerveja preta. 

Faculdade Promove 

- Ragu Suino com Polenta de Milho Verde: ragu suíno com ora-pro-nóbis e polenta cremosa de milho verde. 

- Risoquinha: canjiquinha cremosa, acompanhada por pernil agridoce desfiado e quiabos salteados.