12 December 2024 -
O festival “Rock da Regina” é um espaço contínuo e consolidado de visibilidade e encontro entre bandas de rock autoral em Belo Horizonte, que possibilita articulação entre artistas e de revelação de talentos do rock contemporâneo e local. O Festival chega à 40ª edição e a Prefeitura de Belo Horizonte celebra os 15 anos de trajetória deste projeto do Centro Cultural Lindeia Regina neste sábado (14), a partir das 16h. A entrada é gratuita e com classificação indicativa livre. Mais informações pelo site do Circuito Municipal de Cultura.
Nesta edição de aniversário, além das apresentações musicais, haverá também uma exposição de fotos com cenas que marcaram o evento, e que ficará disponível na duração do festival. A 40ª edição contará com a apresentação de 5 bandas locais que participaram e participam da construção desse evento. São elas, por ordem de apresentação, a banda Kayajhama, o Projeto MK Ultra, a Pandemônio, a banda Seu Silva e a Scanners Controladores da Mente.
Para a diretora de Promoção dos Direitos Culturais da Fundação Municipal de Cultura, Bárbara Bof, “o Rock da Regina é uma oportunidade não só para artistas da região, que podem apresentar seu trabalho, como também para o público amante do rock, que tem a chance de conhecer novas bandas e viver um momento especial de forma gratuita”.
O “Rock da Regina”, nesta edição, integra a programação da comemoração dos 127 anos de Belo Horizonte, organizada pelo Circuito Municipal de Cultura. O Circuito é um projeto realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte, através da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, em parceria com o Instituto Odeon.
O festival é realizado pelo Centro Cultural Lindeia Regina, localizado no Barreiro, regional que é historicamente um local onde encontros como esse acontecem, por promover festivais de rock na cidade desde a década de 1980. A ideia do evento surgiu a partir da demanda de um núcleo de bandas autorais do entorno do CCLR, e que, junto com a gestão e produção do equipamento, criou o Rock da Regina em 2009. Desde então, o evento já reuniu mais de 90 bandas.
Com uma programação mensal diversa, o CCLR é um espaço que articula artistas e grupos do território onde está localizado, com um importante estúdio de ensaio para bandas da região. Em sua maioria, encontram-se ali grupos de rock autoral, que têm, naquele espaço, um local para desenvolver as criações. Desta forma, tanto o Centro Cultural quanto as edições do “Rock da Regina” são importantes para a continuidade da tradição desse gênero musical na região, influenciando o surgimento de novas bandas no território e oferecendo um local de encontro, ensaio e apresentação para esses grupos.
Além da importância na cena do rock, o Centro Cultural Lindeia Regina é também um local com atividades de formação artística para idosos e crianças, de teatro, de leitura, com uma biblioteca reconhecida pelo grande número de empréstimos de livros. O local conta ainda com oficinas de forró, de capoeira, de desenho, de pintura e de biscuit, entre outras atrações.
Serviço
Festival e exposição de fotos “Rock da Regina – 15 anos”
Duração: 6 h | Classificação Indicativa: livre
Data: sábado (14), às 16h
Local: Centro Cultural Lindeia Regina (Rua Aristolino Basílio de Oliveira, 445 – Regina).