2 Abril 2025 -
Celebrar e preservar as tradições culturais de Belo Horizonte. Esse é um dos objetivos do “Festejos na Lagoa”, realizado pelo Centro de Referência da Cultura Popular e Tradicional Lagoa do Nado (CRCP). A próxima edição do evento acontece neste sábado (5), das 9h às 16h, e irá celebrar o ‘Encontro de Bordadeiras e Artesãs’, com o objetivo de valorizar a tradição do bordado e do artesanato como expressões culturais fundamentais. A iniciativa é da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Fundação Municipal de Cultura, e em parceria com o Instituto Lumiar. A entrada é gratuita.
O encontro contará com uma programação diversificada, incluindo bate-papos com as bordadeiras locais, exposições de trabalhos e uma mostra de bordados coletivos produzidos por artesãs de diversos Centros Culturais Municipais. Uma das peças da exposição é uma colcha bordada que reúne memórias, histórias e identidades, simbolizando a força e a continuidade dessa arte na cidade. O evento também terá estandes de artesanato, palco aberto para apresentações artísticas e diversas atividades que celebram a cultura popular e tradicional. O artista Dário Marques se apresentará com um repertório que mistura a cultura popular mineira com influências urbanas, prometendo animar a todos com seu show.
O “Festejos na Lagoa” é um evento de grande importância realizado no CRCP, com o objetivo de celebrar e preservar as tradições culturais de Belo Horizonte e da região. Por meio de atividades como exposições, apresentações artísticas e encontros temáticos, a iniciativa promove o fortalecimento das expressões culturais populares, como o bordado e o artesanato. Além de valorizar o trabalho de artistas e artesãos locais, o “Festejos na Lagoa” busca aproximar a comunidade das tradições e práticas culturais, criando um espaço de troca de saberes, experiências e fortalecendo os laços entre as pessoas e suas raízes culturais.
Serviço
Festejos na Lagoa | Encontro de Bordadeiras e Artesãs
Data: sábado (5), das 9h às 16h
Entrada gratuita
Local: Centro de Referência da Cultura Popular e Tradicional Lagoa do Nado (Rua Ministro Hermenegildo de Barros - 904, Itapoã).