Pular para o conteúdo principal

“Férias na Pampulha” ocupa museus com agenda para todas as idades
Foto: Stanley Faustino

“Férias na Pampulha” ocupa museus com agenda para todas as idades

criado em - atualizado em

Já é tempo de “Férias na Pampulha” nos espaços museais que integram o Conjunto Moderno da Pampulha, que completa  80 anos. Uma programação especial para o público de todas as idades, com diversas opções de atividades lúdicas e educativas, entre elas visitas mediadas aos espaços e acervos, oficinas criativas, encontro com artistas e vivências coletivas. Todas as atividades são gratuitas, e a programação completa pode ser acessada no Portal Belo Horizonte.

 

As ações integram o projeto Museus Pampulha, realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte em parceria com o Instituto Lumiar, que busca fortalecer as ações realizadas pelo Museu de Arte da Pampulha, o Museu Casa Kubitschek e a Casa do Baile - Centro de Referência de Arquitetura, Urbanismo e Design, por meio de exposições, atividades formativas e apresentações culturais.

 

Um dos destaques da programação são as exposições “Trama: Processos Educativos na Pampulha”, curadoria do Museu Casa Kubitschek que recentemente inaugurou o seu segundo módulo expositivo, “Pampulha 80 anos: Múltiplos Olhares”, e a exposição “Lugar Imaginado, Lugar Vivido: 80 anos da Casa do Baile”, com curadoria de Guilherme Wisnik e Marina Frúgoli; ambas comemorativas dos 80 anos do Conjunto Moderno da Pampulha.  As mostras abertas ao público e com visitação gratuita, inspiram uma série de atividades que vão desde carimbaria, a oficina de produção de ecobags e expedições pelos jardins.

 

Museu Casa Kubitschek

 

O dia 8 de julho no Museu Casa Kubitschek será dedicado para o público explorar a beleza da orla da Lagoa da Pampulha e as maravilhas dos jardins de Burle Marx. Às 9h, acontece mais uma edição do Percursos Pampulha: Caminhada na Orla, que convida os visitantes a percorrerem o trecho que vai da Igreja São Francisco de Assis até o Museu Casa Kubitschek. Um trajeto de cerca de 1 km em que o educativo do museu  estimula o público a interpretar a paisagem da Pampulha explorando aspectos das diversas camadas que compõem o território, como história, arquitetura, paisagismo, arte, natureza e dinâmica urbana. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail educativos.ck@pbh.gov.br.

 

Já no dia 15 de julho o espaço recebe o projeto Ateliê Pampulha, que realiza, às 10h, uma oficina de carimbaria artesanal, convidando os visitantes a colocar as mãos na massa por meio da observação das formas que integram o Conjunto Moderno da Pampulha, que neste ano celebra seus 80 anos como um legítimo patrimônio cultural da humanidade reconhecido pela UNESCO. Inscrições pelo e-mail educativos.ck@pbh.gov.br.

 

O paisagismo também tem espaço na programação. A concepção de um jardim pode ser uma verdadeira obra de arte. É essa a perspectiva que o público terá a partir da imersão proposta na atração “Jardim Inventado”, que acontece no dia 19 de julho, às 10h. O educativo do Museu Casa Kubitschek convida os participantes a uma visita mediada aos jardins do museu em diálogo com a exposição “Trama Processos Educativos na Pampulha”.

 

Em seguida, será proposta uma imersão no processo de concepção dos jardins do paisagista Roberto Burle Marx por meio de seus estudos a guache. As visitas, nas quais o público é instigado a perceber as mais diversas formas, servem de inspiração para que, de forma criativa e artística, os participantes possam desenvolver juntos seu próprio jardim inventado. Para participar é necessário inscrição prévia, que pode ser feita pelo e-mail educativos.ck@pbh.gov.br.

 

“Trama Processos Educativos na Pampulha”, a exposição em cartaz no Museu Casa Kubitschek, volta a ser um elo entre o artístico e o educativo na oficina “Férias na Pampulha - Carimbaria Mirim”, no dia 20 de julho, às 10h. Nela, além da realização da oficina, os pequenos visitantes são convidados a praticar a observação. Primeiro, as crianças visitam a mostra e os belos jardins do Museu, acompanhadas do Educativo. Uma verdadeira obra de arte para inspirar os participantes a confeccionar, de forma artesanal, carimbos que depois poderão ser utilizados  em cartões, cartas, postais, entre outros usos. Para participar, é necessário fazer inscrição pelo email educativos.ck.@pbh.gov.br.

 

O público infantil é também o foco da oficina Produção de Ecobags que tem como inspiração uma visita mediada na exposição “Trama: Processos Educativos na Pampulha/Módulo 2/ Pampulha 80 anos: Múltiplos Olhares". A oficina será realizada no dia 21 de julho, às 10h, com o objetivo de promover a criatividade e refletir com as crianças, com idade a partir de 7 anos, a importância da preservação do meio ambiente, a sustentabilidade e o bem-estar em comunidade, temas que se integram aos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável proposto pela Organização das Nações Unidas (ONU). Inscrições e informações pelo e-mail educativos.ck@pbh.gov.br.

 

A programação do “Férias na Pampulha” volta a destacar o paisagismo no dia 22 de julho, às 10h, com a Visita Mediada aos Jardins de Burle Marx, cuja concepção plástica de grande liberdade e o rigor botânico fizeram destes um marco na história do paisagismo. Um legado que pode ser observado por novos ângulos nesta visita em que os participantes são convidados a percorrer os jardins do paisagista no Museu Casa Kubitschek, explorando suas características artísticas, históricas e botânicas. Inscrições pelo e-mail educativos.ck@pbh.gov.br.

 

Nos dias 26, 27 e 28 de julho, sempre às 10h, acontece a Visita Mediada à Exposição “Trama Processos Educativos na Pampulha”, que apresenta ao público seu novo módulo “Pampulha 80 anos: Múltiplos Olhares”. Nesta edição comemorativa, o educativo do Museu Casa Kubitschek convida o seu público a conhecer os diferentes bordados que foram concebidos pelas bordadeiras do projeto Bordando Memórias, que se dedicaram a recriar a paisagem cultural do Conjunto Moderno da Pampulha a partir de uma série de 40 verbetes redigidos por moradores, trabalhadores e frequentadores da Pampulha. Esse diálogo resultou em um mapa afetivo da região e que estão presentes na exposição. Não é necessário agendamento prévio.

 

Na sequência, acontece a ação “Vivência no Bordado - Dia Internacional do Bordado”, no dia 29 de julho, às 10h, que convida o público a participar de uma experiência imersiva em comemoração ao Dia Internacional do Bordado, que é comemorado no dia 30 de julho, realizando uma visita mediada no módulo recém lançado da exposição Trama: Processos Educativos na Pampulha, e, em seguida, irá proporcionar uma vivência de bordado em homenagem à exposição em destaque e ao projeto Bordando Memórias do MCK. Inscrições e informações pelo e-mail: educativos.ck@pbh.gov.br

 

MUSEU DE ARTE DA PAMPULHA

 

O Museu da Arte da Pampulha - MAP também criou uma programação especial para o “Férias na Pampulha”. A abertura será no dia 8 de julho, às 10h, com a Visita Mediada ao Jardim de Burle Marx, na qual os participantes são convidados a percorrer os jardins do local que integra a paisagem do Conjunto Moderno da Pampulha. O público tem a oportunidade de conhecer a obra deste ícone do paisagismo, explorando suas características artísticas, históricas e botânicas, além de conhecer as obras de arte que se encontram integradas aos projetos paisagísticos.  Inscrições pelo e-mail: map.educativo@pbh.gov.br.

 

Nos dias 27, 28 e 29 de julho, o Educativo do Museu de Arte da Pampulha convida o público infantil a participar do ateliê aberto nos jardins do museu, com oficinas criativas inspiradas nas obras permanentes em exposição, na arquitetura e no paisagismo que se faz presente no Museu e no Conjunto Moderno da Pampulha. No dia 27, às 14h, o Ateliê aberto aos Jardins de Burle Marx - Expedição nos Jardins do MAP convida as crianças a descobrir um novo universo nos arredores do Museu de Arte da Pampulha, repleto de elementos curiosos como plantas nativas brasileiras, ícones modernistas, pedras reais e fabricadas, obras de arte e diversos animais.

 

Para isso, cada participante receberá um caderno de campo que poderá ser personalizado durante a visita e no qual poderá guardar objetos coletados, desenhar as paisagens observadas e anotar curiosidades aprendidas durante o trajeto. Para participar da atividade, é necessário se inscrever pelo e-mail map.educativo@pbh.gov.br.

 

No dia 28, às 14h,  o Ateliê Aberto aos Jardins de Burle Marx traz a ação “Carimbo Botânico", cuja inspiração vem de Burle Marx, o paisagista convidado pelo arquiteto Oscar Niemeyer para projetar os jardins do Museu de Arte da Pampulha e que, em seu projeto, traz uma característica inovadora: a utilização de espécies nativas brasileiras. É com esse olhar que os participantes irão aprender como fabricar um carimbo a partir de folhas e flores coletadas nos jardins. Necessário inscrição prévia pelo e-mail map.educativo@pbh.gov.br.

 

No dia 29, às 10h, o projeto do Museu de Arte da Pampulha realiza a oficina “Azulejo Criativo”, na qual os participantes são convidados a participar de um processo criativo e livre onde os mesmos são instigados a produzir seu próprio padrão de azulejo através de uma oficina de recortes e colagens. A criatividade é o ponto de partida da oficina e o participante poderá se apropriar de símbolos da Lagoa da Pampulha, do MAP e das cores diversas presentes nos jardins de Burle Marx. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail map.educativo@pbh.gov.br.

 

Casa do Baile - Centro de Referência De Arquitetura, Urbanismo E Design

 

A Casa do Baile encerra a programação do “Férias na Pampulha” com o projeto Casa Adentro no dia 30 de julho, com visitação às 10h e às 16h. Sempre nos últimos domingos de cada mês, a Casa do Baile abre suas portas para o projeto que propõe visitas mediadas com duração média de 1 hora, na qual são apresentados aspectos da arquitetura, história e paisagismo do local, inseridos no contexto do Conjunto Moderno da Pampulha. Ao término da visita, o público é convidado a participar de uma atividade, no formato ateliê. Para participar, basta se inscrever pelo e-mail: cb.fmc@pbh.gov.br.

 

Sobre o Conjunto Moderno da Pampulha

 

O Conjunto Moderno da Pampulha, obra prima que reúne a criação de grandes artistas brasileiros reconhecidos internacionalmente como Oscar Niemeyer, Roberto Burle Marx e Candido Portinari, completa 80 anos em 2023, e 7 anos da conquista do título de Patrimônio Cultural  pela Unesco, em sua  inscrição como Paisagem Cultural do Patrimônio Moderno.

 

O Conjunto Moderno da Pampulha é conformado por uma paisagem cultural que agrega, dentre outros, quatro edificações que foram declaradas patrimônio mundial:  Museu de Arte da Pampulha, Casa do Baile - Centro de Referência de Arquitetura, Urbanismo e Design, Santuário Arquidiocesano São Francisco de Assis e o Iate Tênis Clube, articulados em torno do espelho d’água de um lago urbano artificial, como resultado integrado dos principais nomes brasileiros das artes, paisagismo e arquitetura no século XX, como o arquiteto Oscar Niemeyer, o paisagista Roberto Burle Marx, e os artistas Portinari, Paulo Werneck, August Zamoysk, Alfredo Ceschiatti e tantos outros. Completam o projeto original, dentre outros, um Hotel, que não chegou a ser construído, mas cuja posição também evidencia sua relação com os demais, e a residência de Juscelino Kubitschek (atual Museu Casa Kubitschek), construída em 1943.

 

O Conjunto Moderno constitui-se em uma “obra de arte total”, cuja concepção revela uma intrínseca relação entre arquitetura, paisagismo e artes, e estes integrados à paisagem da lagoa da Pampulha. Por sua forma, implantação e tratamento paisagístico, o grande espelho d’água e a orla da lagoa da Pampulha funcionam como elementos articuladores dos edifícios, reforçando as relações visuais que estabelecem entre si.