Pular para o conteúdo principal

Feira
Amira Hissa/PBH

Feira de Agricultura Urbana retoma as atividades nesta quinta-feira

criado em - atualizado em

Após período de recesso, a Prefeitura de Belo Horizonte volta a promover, nesta quinta-feira (12), mais uma edição da Feira de Agricultura Urbana. Os agricultores irão comercializar os produtos na rua Goiás, atrás da sede da Prefeitura, das 8h às 13h.

 

São comercializados hortifrutigranjeiros, folhosas, raízes, ervas e frutas, além de flores, sementes, outros gêneros da terra e compostos orgânicos para adubação, cultivados em unidades produtivas comunitárias, também conhecidas como hortas urbanas. Elas são assessoradas pela PBH, com a garantia de não haver a utilização de agrotóxicos no cultivo.

 

A Feira

 

A Feira de Agricultura Urbana oferece a comercialização direta de quem produz, para quem consome. O Circuito é composto pelos pontos na região central, na rua Goiás, às quintas-feiras, com três agricultores, e pelos pontos de venda distribuídos em seis regionais da cidade.

 

O foco são alimentos saudáveis e típicos da cultura alimentar mineira e belo-horizontina cultivados com os princípios da agroecologia nas Unidades Produtivas de Agricultura Urbana apoiadas pela Prefeitura, por meio da Subsecretaria de Segurança Alimentar e Nutricional.

 

A conexão da feira com a produção de alimentos no espaço urbano constitui um Circuito Curto de Comercialização, uma ação estratégica de fomento à agricultura familiar e urbana agroecológica e à construção social de mercados, evitando atravessadores e contribuindo para a redução de desperdícios de alimentos, aumento da produção, o acesso e o consumo de alimentos saudáveis e sustentáveis, assim como à geração de renda para quem mais precisa e preços justos para os consumidores e agricultores.

 

Confira mais informações sobre a Feira de Agricultura Urbana.