Pular para o conteúdo principal

Feira de Agricultura Urbana celebra um ano com edição especial nesta quinta-feira
Foto: Amira Hissa/PBH

Feira de Agricultura Urbana celebra um ano com edição especial nesta quinta

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte realiza, nesta quinta-feira (14), mais uma edição especial da Feira de Agricultura Urbana. A atividade começa às 8h e segue até 15h, na rua Goiás. Nesta edição, a Feira comemora um ano desde a sua implantação, comercializando hortifrutigranjeiros, folhosas, raízes, ervas e frutas, além de flores, sementes e outros gêneros da terra.

Além dos agricultores que comercializam semanalmente, a Central de Abastecimento da Agricultura Familiar e Urbana (CAFA), a Associação Horizontes Agroecológicos e agricultores familiares mobilizados pela EMATER farão a comercialização de produtos como artesanato, bebidas, bolos, castanhas, cereais e derivados, conservas, café, doces, farinhas, feijão, geleias, mel, queijo e quitandas. Serão ao todo 12 barracas com a diversidade dos produtos agroecológicos e da gastronomia mineira.

A Feira

A Feira de Agricultura Urbana oferece para a cidade a comercialização direta de quem produz, para quem consome. O Circuito é composto pela feira da rua Goiás, às quintas-feiras, com quatro agricultores, e pelos pontos de venda distribuídos em seis regionais da cidade.

O foco são alimentos saudáveis e típicos da cultura alimentar mineira e belo-horizontina cultivados com os princípios da agroecologia nas Unidades Produtivas de Agricultura Urbana apoiadas pela Prefeitura, por meio da Subsecretaria de Segurança Alimentar e Nutricional.

A implantação dos Circuitos Curtos de Comercialização é uma ação estratégica de fomento à agricultura familiar e urbana agroecológica e à construção social de mercados, evitando atravessadores e contribuindo para a redução de desperdícios de alimentos, aumento da produção, o acesso e o consumo de alimentos saudáveis e sustentáveis, assim como à geração de renda para quem mais precisa e preços justos para os consumidores e agricultores.

Confira mais informações sobre a Feira de Agricultura Urbana no Portal da Prefeitura de Belo Horizonte.