Pular para o conteúdo principal

Feira da Economia Solidária da Rua Tamoios comemora aniversário de 1 ano
Adão de Souza/PBH

Feira da Economia Solidária da Rua Tamoios comemora aniversário de 1 ano

criado em - atualizado em

A Feira Tamoios de Economia Popular Solidária realiza, nesta quinta (22) e sexta-feira (23), a edição especial de aniversário de 1 ano, das 9h às 19h, no quarteirão fechado da Rua Tamoios, entre a Avenida Paraná e a Rua Curitiba, no Centro da capital. A Feira Solidária foi inaugurada em 16 de maio do ano passado. Na comemoração vai ter até bolo de aniversário servido na sexta-feira (23) para quem passar por lá, por volta das 14h30, além de atrações culturais. Todas gratuitas. 

Com 55 expositores e realizada sempre às quintas e sextas-feiras da 3ª semana de cada mês, de 8h às 17h, a feira conta com ampla variedade de artesanato, artigos de cama, mesa e banho, alimentos como doces, queijos, café orgânico, conservas, tapioca, churrasquinho entre outros. 

A Feira Tamoios tem o apoio da Prefeitura de Belo Horizonte e da Superintendência Regional do Trabalho e é organizada pelos empreendimentos de economia popular solidária da região metropolitana. Além disso, conta ainda com apoiadores como Ação Social Arquidiocesana, Cáritas Brasileira, Moradia e Cidadania e Sindicato dos Bancários. 

A Feira é realizada uma vez por mês e já beneficiou mais de 400 grupos produtivos constituídos por trabalhadores que se organizam dentro dos princípios de solidariedade, cooperação, democracia, autogestão, sustentabilidade e justiça social, colocando o ser humano como sujeito e finalidade da atividade econômica. Todos os produtos e alimentos, vêm direto das mãos de quem faz, tudo 100% artesanal. 

Política pública 

A Economia Popular Solidária é uma política pública desenvolvida pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, para fomentar a economia com a geração de trabalho e renda atrelada à inclusão social. 

E visa à promoção da comercialização solidária, que orienta grupos por princípios da autogestão, de reciprocidade e coletividade, da valorização dos produtos locais, do preço justo e da sustentabilidade, resguardando o respeito às relações de gênero, raça, etnia, religião, crença e preservação e cuidado com o meio ambiente. 

A iniciativa tem como objetivo a promoção do comércio justo e solidário e visa à ampliação na cidade os espaços de inserção produtiva, promovendo a geração de oportunidades de trabalho e renda para o público beneficiário da política pública de economia popular solidária. 

Programação de aniversário da Feira Tamoios

Quinta-feira (22)

12h às 13h – Paulinho - MPB
13h às 14h30 – Rafael Macedo – Música Brasileira Contemporânea 
14h30 às 15h30 – Ana Paula – Imanianna – Ciranda Solidária 
16h às 18h – Art Soul – Dança de Rua

Sexta-feira (23)

12h às 13h – Paulinho – MPB
13h às 14h30 – Weider Aléf – Voz e Violão – MPB
15h às 17h30 – Raquel Senéias e Banda – Samba