Pular para o conteúdo principal

Feira da Av. Afonso Pena
Divulgação/PBH

Feira da avenida Afonso Pena terá horário ampliado durante o mês de dezembro

criado em - atualizado em

A Feira de Artes, Artesanato e Produtores de Variedades de Belo Horizonte, a tradicional Feira Hippie, na avenida Afonso Pena, terá o horário estendido em uma hora no mês de dezembro, com autorização para funcionar até às 15h. A regra valerá para os domingos 4, 11, 18 e 25 e é uma forma de promover a economia popular às vésperas e no Natal, período em que o comércio fica mais aquecido.

 

A Feira da Afonso Pena recebe um público de cerca de 60 mil pessoas por domingo, e em razão das compras de Natal, o movimento tradicionalmente aumenta de 30 a 35%, o que justifica a ampliação do horário.

 

Normalmente, a feira funciona a partir das 8h da manhã dos domingos até às 14h, entre a Praça Sete e a avenida Carandaí.

 

A feira

 

Idealizada por um grupo de artistas mineiros e críticos de arte, a atualmente chamada de Feira de Artes, Artesanato e Produtores de Variedades de Belo Horizonte, surgiu na Praça da Liberdade em 1969. Artistas plásticos e artesãos de diversas especialidades ali se reuniam, expunham e vendiam os trabalhos. Em 1973, foi reconhecida e oficializada pela Prefeitura de Belo Horizonte.

 

Em 1991, a Feira Hippie - nome carinhosamente dado pela população - e outras feiras de artesanato espalhadas pela cidade foram reunidas e transferidas para a avenida Afonso Pena, no Centro de Belo Horizonte, dando origem à maior feira de artesanato a céu aberto da América Latina.

 

A nova feira, criada oficialmente com o nome de Feira de Artes, Artesanato e Produtores de Variedades de Belo Horizonte, é dividida em 16 setores, incluindo áreas de alimentação. Tem cerca de 1.800 expositores e recebe, em média, 60 mil visitantes a cada domingo.

 

Recentemente, os expositores e frequentadores do espaço votaram e escolheram quais aspectos devem ser priorizados no novo layout que será implantado. A preferência é que o novo desenho propicie espaço amplo para circulação entre as barracas e a boa visibilidade dos locais de compra.