Pular para o conteúdo principal

Feijão Queimado representa BH no Concurso Nacional de Quadrilhas e busca título inédito
Foto por César Tropia

Feijão Queimado representa BH no Concurso Nacional de Quadrilhas e busca título inédito

criado em - atualizado em

Belo Horizonte estará mais uma vez presente no Concurso Nacional de Quadrilhas, que acontece neste final de semana, no evento Cidade Junina, em Canaã dos Carajás, no Pará. Em busca do seu primeiro título nacional, a Quadrilha Feijão Queimado vai representar a capital mineira na competição se apresentando no próximo sábado (12).

Grupo que mais representou Minas Gerais na competição, a Quadrilha Feijão Queimado se prepara para sua nona participação no Concurso Nacional, promovido pela Confederação Brasileira de Entidades de Quadrilhas (Confebraq). Em busca do título inédito, a agremiação volta à disputa na 19ª edição da competição, que este ano reunirá 23 grupos de 22 estados.

“Ver uma quadrilha de Belo Horizonte levando nossas tradições juninas para o Brasil inteiro é algo que enche a gente de orgulho. A participação da Quadrilha Feijão Queimado no Concurso Nacional é uma grande conquista não só para os quadrilheiros do grupo, mas para o Arraial de Belô, que vem se firmando como um dos grandes palcos da cultura junina no país. Desejamos sorte à Feijão Queimado e temos certeza que seremos muito bem representados em Canaã dos Carajás”, afirma Bárbara Menucci, presidente da Belotur.

Quadrilha Feijão Queimado

Com 45 anos de tradição junina, a Feijão Queimado é oriunda do Bairro Urca, na região da Pampulha, e em Canaã dos Carajás fará a apresentação “Um Voo Sobre o Sertão, Eles Passarão, Eu Passarinho”, homenageando o mestre do forró nordestino Luiz Gonzaga, tema que fez a quadrilha ser a campeã do Concurso Municipal de Quadrilhas do Arraial de Belô em 2024.

“Representar Belo Horizonte e Minas Gerais no Concurso Nacional de Quadrilhas é mais do que uma conquista, é a reafirmação de uma história construída com suor, arte e resistência. E neste ano será mais especial, quando o nosso grupo completa 45 anos de cultura e compromisso junino. Levar Minas para o palco nacional é mostrar que nossa cultura popular tem potência, raiz e brilho próprio”, comenta Silvia Martins, diretora administrativa da Quadrilha Feijão Queimado.

46º Arraial de Belô

O Arraial de Belô 2025 é uma realização da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Belotur, com patrocínio da Caixa Econômica Federal, assinando a Cota Apresenta, e convênio com o Ministério do Turismo. O evento tem ainda o apoio da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH) e da rede de cosméticos Natura; o apoio técnico da União Junina Mineira; e parceria com o Mercado Central KTO. A TV Globo Minas é a emissora oficial do festejo.

O Arraial de Belô, reconhecido pelo Ministério do Turismo e pela Embratur como um dos maiores festejos do período junino, chega à 46ª edição. Mais uma vez o público será apresentado à tradicional “Experiência Junina Completa”, que inclui o Concurso Municipal de Quadrilhas, os shows musicais, além de diversas atividades gastronômicas. O evento acontece nos dias 11, 12,13, 19 e 20 de julho, no Mineirinho.

A última edição do Arraial de Belo Horizonte atraiu cerca de 80 mil pessoas durante a pré-programação e os quatro dias de evento, representando um aumento de 35% no público diário em relação a 2023. Segundo o Observatório do Turismo de Belo Horizonte, órgão de pesquisa mantido pela Belotur, a nota média geral atribuída pelo público foi de 9,2 em uma escala de 10.

A Vila Gastronômica contou com a participação dos bares do Mercado Central e dos vencedores do 5º Concurso Prato Junino, que contribuíram para o sucesso da área de alimentação. Durante os quatro dias, as vendas de alimentos e bebidas cresceram, em média, 54% por dia em comparação ao ano anterior.