Pular para o conteúdo principal

Na foto, cinco jogadores do futebol masculino e o árbitro da partida. Campo de grama. Ao fundo, bandeira com o símbolo da Copa Centenário.
Foto: Breno Pataro

Fase seletiva da Copa Centenário acontece neste domingo

criado em - atualizado em

Neste domingo, dia 11, serão disputados 15 jogos da fase seletiva da categoria masculino/adulto da 20ª Copa Centenário de Futebol Amador Wadson Lima, promovida pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer.  Dessas disputas, serão classificados 12 times para o torneio do módulo C, cujos jogos terão inicio a partir do dia 6 de agosto. Durante o Congresso Técnico, realizado no dia 31 de maio, foi sorteada a tabela dos jogos dessa fase. 


Já no dia 15 de junho, às 10h, será realizado o sorteio das chaves dos módulos, durante a programação do Congresso Técnico. O evento ocorrerá a partir das 10h, no Centro Referência da Juventude (CRJ) e reunirá representantes das 190 equipes e organizadores do evento. 


A Copa envolve 5 mil atletas, na faixa etária dos 13 aos 70 anos, jogando por 190 times, nas categorias masculina (adulto, infantil, juvenil, máster) e feminina. Neste ano, o destaque da Copa é a categoria feminina que passou de 12 para 24 equipes.  Os jogos serão realizados em 30 campos de futebol da várzea de Belo Horizonte, que serão preparados especialmente para a realização das partidas. 


Até o dia 29 de outubro, encerramento do torneio, serão realizados 200 jogos, com público estimado em 50 mil pessoas.


Histórico

    A Copa Centenário de Futebol Wadson Lima é um dos principais torneios amadores do Brasil e estreiou em 1997, em comemoração  ao aniversário de 100 anos de Belo Horizonte. De acordo com Ricardo Monteiro, gerente eventos da SMEL, “o torneio tem o objetivo de fortalecer as associações esportivas amadoras na cidade, reafirmando o seu papel no processo de inclusão e ascensão social para os seus praticantes, além de ofertar momentos de lazer às comunidades e proporcionar melhorias na qualidade de vida da população”.