Pular para o conteúdo principal

FAN BH 2021 divulga programação de suas “Muvucas Artísticas”, com mais de 30 artistas
Foto: Divulgação/PBH

FAN BH 2021 divulga programação de “Muvucas Artísticas”, com mais de 30 artistas

criado em - atualizado em

A Secretaria Municipal de Cultura e a Fundação Municipal de Cultura, em parceria com o Centro de Intercâmbio e Referência Cultural (CIRC), divulgam a programação das Muvucas Artísticas do Festival de Arte Negra de Belo Horizonte (FAN BH), principal novidade e ação de destaque no evento neste ano. O FAN BH 2021, que acontece entre 4 e 12 de dezembro com o tema Muvuca de Pretuntu, trará o encontro de mais de 30 artistas da arte negra do Brasil de diferentes áreas e linguagens, em sua maioria da Grande BH, além de participantes de outros países que estão residindo no Brasil: os Muvucandes. Divididos em quatro grandes grupos, eles criarão espetáculos totalmente inéditos, que serão apresentados em teatros de BH durante o festival. Toda a programação é gratuita e os horários e locais onde ocorrerão as Muvucas serão divulgados em breve no site do Festival: fan.pbh.gov.br. 

Cada uma das Muvucas terá também a condução de uma importante figura da direção artística nacional, os Muvukêros e Muvukêras. O objetivo é promover a integração de linguagens, gerações, improvisos e experiências de muitos lugares sob um mesmo processo criativo e colaborativo. Com as Muvucas Artísticas, o FAN BH se coloca, para além de palco para grandes e novos nomes da cena cultural, como espaço fomentador da experimentação e da criação na arte negra. 

Nas Muvucas Artísticas, a criação acontece no encontro entre atores, instrumentistas, cantores, dançarinos, artistas do circo, rappers, artistas visuais e roteiristas. As Muvucas incluem artistas convidados e outros que foram selecionados no processo das inscrições realizadas pelo FAN BH em outubro.     

Dessa forma, o festival investe nas conexões estéticas entre criadores e criadoras que se completam. Nas Muvucas, não há apenas um nome de destaque ou prioridades na luz dos holofotes. A produção conjunta é a base e o desafio comum para as pessoas envolvidas, gerando resultados de intensa transversalidade, somando repertórios, estilos e abordagens variadas das artes negras. 

De acordo com a diretora artística desta edição do Festival, Aline Vila Real, diretora de Promoção das Artes da Fundação Municipal de Cultura, “as muvucas são o coração do Festival, justamente porque elas presentificam a potência dos encontros, da criação coletiva, da reunião de artistas negros e negras, sem perder o brilho das singularidades de cada um. Esses formatos são também estratégias de continuidade e mobilização da produção cultural negra em enfrentamento à situação imposta pela pandemia que agravou os efeitos do racismo estrutural no país”, afirma. 

Conheça as Muvucas Artísticas do FAN BH 2021 

MUVUCA Nº 1

Muvukêro: Gil Amâncio (Belo Horizonte -MG)
Muvucandes: Marissol Mwaba (Brasil/Congo), Raquel Cabaneco (Belo Horizonte - MG), Débora Costa (Belo Horizonte - MG), Glaw Nader (São Paulo - SP), Dewson Mascote (Belo Horizonte - MG), Junin Ribeiro (Belo Horizonte - MG), Pimenta (Belo Horizonte - MG), Wilson Dias (Belo Horizonte - MG) e Egler Bruno (Belo Horizonte -MG).

MUVUCA Nº 2

Muvukêra: Grace Passô (Belo Horizonte - MG)
Muvucandes: Luana Vitra (Contagem - MG), Otis (Moçambique / Campinas - SP), Manu Ranilla (Belo Horizonte - MG), Alysson Salvador (Belo Horizonte - MG) , Douglas Din (Belo Horizonte - MG), Azzula (Santa Cruz dos Calvários - MG), Wannata Aruanã (Belo Horizonte - MG) e Amora Tito (Belo Horizonte - MG).

MUVUCA Nº 3

Muvukêra: Dione Carlos (São Paulo - SP)
Muvucandes: Irma Ferreira (Salvador - BA), Alisson Damasceno (Belo Horizonte - MG) e Lucas dos Prazeres (Recife - PE), Lira Ribas (Belo Horizonte - MG), Richard Neves (Belo Horizonte-MG), Kainná Tawa (Belo Horizonte -MG), Michelle Bernardino (Belo Horizonte - MG) e Eugênio Claveles (Cuba / Salvador - BA).

MUVUCA Nº 4

Muvukêro: Zebrinha (Salvador - BA).
Muvucandes: Jeiza da Pele Preta (Belo Horizonte- MG), Galha (Belo Horizonte - MG), Ricardo Campos (Belo Horizonte - MG), Juliana Floriano (Belo Horizonte - MG), Suellen Sampaio (Belo Horizonte - MG), Ìdowú Akínrúlí (Nigéria / Porto Alegre - RS), Farley Lucas (Belo Horizonte – MG), Léo Alabê (Belo Horizonte - MG)  e Vic Alves (Belo Horizonte-MG). 

Sobre a 11ª edição do FAN BH

Neste ano, o FAN BH traz o tema “Muvuca de Pretuntu” e parte das conexões culturais entre Brasil e África, mais especificamente das influências da cultura bantu na formação da identidade brasileira e suas relações com Minas Gerais. Esta edição destaca o desejo de aproximação - através dos encontros, reflexões, trocas de experiências, de afetos -, a partir de processos criativos colaborativos que se darão durante o festival. A curadoria do festival, em 2021, é composta pelo artista plástico Froiid, pela atriz, cantora e compositora Júlia Tizumba e pelo cantor e compositor Sérgio Pererê. A direção artística desta edição é de Aline Vila Real, diretora de Promoção das Artes da Fundação Municipal de Cultura.