Pular para o conteúdo principal

Arte feita pela Prefeitura
Foto: Arte/PBH

Famílias têm até 31 de março para solicitação do Auxílio Belo Horizonte

criado em 17/03/2022 - atualizado em 18/03/2022 | 17:08

Termina em 31 de março o prazo para que as famílias realizem a consulta e solicitação do Auxílio Belo Horizonte, benefício criado pela Prefeitura e aprovado pela Câmara Municipal para apoiar famílias em situação de pobreza, extrema pobreza e vulnerabilidade social no município. As famílias que já concluíram o processo não precisam refazer a solicitação. 

As famílias que fazem parte dos grupos definidos pela Lei 11.314/2021 devem acessar o sistema on-line do Programa Auxílio Belo Horizonte e informar o número do CPF e o primeiro nome do responsável pelo cadastro. Na sequência, deve conferir e confirmar os dados pessoais; ler e aceitar o termo de adesão do benefício e, por fim, solicitar o pagamento. Caso exista alguma inconsistência ou erro nos dados, o responsável familiar poderá corrigir a informação. 

Independentemente do momento da solicitação, as famílias receberão as seis parcelas do benefício, conforme indicado na lei. Até o momento, das 285 mil famílias aptas a receber o Auxílio Belo Horizonte, 200 mil já realizaram a solicitação e já estão recebendo o benefício. A Prefeitura tem adotado diferentes estratégias para comunicar às famílias sobre a possibilidade de acesso aos benefícios. 

O processo para que as famílias realizem a solicitação ao benefício está aberto desde novembro do ano passado. O prazo, que terminaria em 15 de fevereiro, foi ampliado em mais 45 dias para as famílias que perderam o prazo. A decisão foi publicada no Diário Oficial do Município (DOM).