29 Abril 2020 -
A segunda consulta on-line sobre as cestas básicas distribuídas pela Prefeitura de Belo Horizonte já pode ser feita na plataforma (cestaestudante.pbh.gov.br). As informações sobre a retirada das cestas do mês de maio devem ser acessadas pelos responsáveis legais pela matrícula de estudantes da rede municipal de ensino e de creches da rede parceira.
A consulta ao sistema é feita usando o nome e o CPF do (a) responsável pela matrícula. Se a pessoa responder por mais de uma criança deverá informar a data de nascimento do (a) mais novo (a). A família só poderá retirar a cesta após o acesso na plataforma on-line. Na loja, o (a) responsável apresentará RG com CPF (ou um documento oficial com foto e o CPF) e assinará um recibo.
A entrega das cestas será iniciada no sábado, dia 2, de forma escalonada, em dias e locais definidos para cada responsável legal. A previsão é que as entregas sejam concluídas até 10 de maio, mas as cestas podem ser retiradas até o fim do mês. A Prefeitura de Belo Horizonte garantirá o acesso mensal ao benefício enquanto as aulas permanecerem suspensas. São 12 itens, com validade mínima de 90 dias:
- 5 kg de arroz, tipo 1;
- 5 kg de açúcar cristal;
- 2 kg de feijão carioca, tipo 1;
- 1 kg de fubá de milho;
- 500 g de macarrão parafuso massa com ovos;
- 500 g de macarrão espaguete massa com ovos;
- 1 kg de sal refinado;
- 1 frasco de óleo de soja (900 ml);
- 1 kg farinha de mandioca;
- 2 pacotes de leite em pó (400 g cada);
- 1 lata de extrato de tomate (350 g);
- 1 lata de sardinha (250 g)
É fundamental que as famílias sigam as orientações que estarão disponíveis na plataforma on-line, para que não haja tumulto. A Prefeitura destaca que os supermercados não têm informações sobre cadastro, portanto será necessário o acesso ao sistema.