Pular para o conteúdo principal

Entenda como funcionam as autorizações para circular nas pistas e faixas exclusivas. Faixas exclusivas: são identificadas com uma estreita faixa azul no solo. Carros, caminhões e motocicletas podem circular pelas faixas exclusivas a partir das 14h de sábado e aos domingos e feriados. Exceção: faixas exclusivas da avenida Vilarinho e do Viaduto Leste na saída do Túnel da Cristiano Machada e acesso à avenida do Contorno.
Arte: BHTrans

Faixas exclusivas garantem viagens mais rápidas no transporte coletivo de BH

19/11/2018 | 14:12 | atualizado em 19/11/2018 | 16:47

Para ir do trabalho à faculdade, João Vitor Botelho Magalhães, 26 anos, pega, todos os dias, o Move no centro da cidade. No horário de pico do trânsito, vê pela janela as pistas laterais congestionadas, enquanto o ônibus viaja pela pista exclusiva da avenida Presidente Antônio Carlos. “Se não fossem as pistas de ônibus, eu demoraria muito mais pra chegar à faculdade”, conta João.

 

Em outubro deste ano, Belo Horizonte atingiu a marca histórica de dois milhões de veículos, de acordo com dados do Departamento Estadual de Trânsito de Minas Gerais (Detran/MG). O crescimento da frota, sobretudo dos carros e motocicletas, é um desafio na construção de uma cidade sustentável. Para isso a Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da BHTrans, desenvolve várias ações e incentiva o uso mais consciente dos automóveis e a priorização do transporte coletivo. Por dia, são realizadas cerca de 26 mil viagens de transporte coletivo, que transportam mais de 1,4 milhão de passageiros.  

 

Atualmente, a cidade possui 45 km de faixas exclusivas para ônibus. A BHTrans pretende implantar mais 80 km de faixas exclusivas, inclusive em vias dentro dos bairros. Além de garantir mais agilidade nas viagens e segurança aos usuários, o uso das faixas/pistas favorece o meio ambiente. De acordo com a superintendente de ação regional da BHTrans, Maria Odila Matos, elas garantem que os ônibus fiquem menos tempo parado no trânsito, reduzindo a emissão de poluentes.

 

 

Circulação nas faixas e pistas exclusivas de ônibus

As faixas exclusivas são aquelas identificadas com uma faixa contínua azul pintada no solo. Os carros, caminhões e motocicletas estão autorizados a circular nas faixas aos sábados, a partir das 14 horas, domingos e feriados durante todo o dia. Essa permissão não foi liberada em dois trechos: nas faixas exclusivas da avenida Vilarinho (o MOVE faz paradas de embarque e de desembarque de passageiros) e no Viaduto Leste, na saída do Túnel da avenida Cristiano Machado e acesso à avenida do Contorno.

 

Fora os dias e horários permitidos citados, os veículos de passeio, caminhões e motos só podem trafegar nas faixas exclusivas para fazer as conversões à direita, acessar garagens (guia rebaixada) ou parar para embarque e desembarque de passageiros onde houver permissão. Para realizar as conversões, o motorista deve prestar atenção na pintura da faixa exclusiva, ou seja, ele só pode entrar na faixa onde houver a pintura com linhas brancas tracejadas. Nos trechos com linha contínua (pintura branca),  não é permitido.

 

Já as pistas exclusivas são aquelas segregadas fisicamente das outras faixas de circulação. Em Belo Horizonte, as pistas estão localizadas nas avenidas Cristiano Machado, Antônio Carlos e Dom Pedro I. Nelas, apenas os ônibus e os táxis podem circular, mas os taxistas devem obedecer a regras específicas de circulação como, por exemplo, trafegar apenas com passageiros e sem realizar embarque ou desembarque ao longo da pista.

 

Com a implantação das faixas exclusivas, houve um aumento de 20% na velocidade do transporte coletivo, algo que o estudante João comprova na prática. “Com as pistas, a viagem é bem rápida” , afirma. Já o seu pai, Ariosto Santos Magalhães, utiliza mais o carro, que é seu instrumento de trabalho e sobrevivência. Ele aprovou a liberação das faixas nos fins de semana para os outros veículos e alerta para a necessidade do cumprimento das regras. “É importante que os motoristas respeitem os dias e horários permitidos. Regras existem para serem cumpridas”, afirma Ariosto.

 

Infográfico

Entenda como funcionam as autorizações para circular nas pistas e faixas exclusivas

 

Faixas exclusivas

São as identificadas com uma estreita faixa azul no solo

Carros, caminhões e motocicletas podem circular pelas faixas exclusivas nos fins de semana (a partir de 14 horas do sábado até 24 horas de domingo) e nos feriados ( durante todo o dia)

 

Exceção : faixas exclusivas da avenida Vilarinho e do Viaduto Leste na saída do Túnel da avenida Cristiano Machado e acesso para a avenida do Contorno.

 

Pistas Exclusivas

São aquelas segregadas fisicamente no centro das avenidas Antônio Carlos, Pedro I e Cristiano Machado, Paraná e Santos Dumont.

 

Além dos ônibus, apenas táxis podem circular nas pistas exclusivas das avenidas Antônio Carlos, Pedro I e Cristiano Machado,  obedecendo as regras de trafegar apenas com passageiros e sem realizar embarque ou desembarque ao longo da pista.

 

Infográfico BHTrans