Pular para o conteúdo principal

Obras no Mercado da Lagoinha
Foto: Divulgação/PBH

Fachada do Mercado Popular da Lagoinha passa por obras de restauração

06/07/2021 | 12:45 | atualizado em 06/07/2021 | 15:55

O tradicional Mercado Popular da Lagoinha, localizado no bairro de mesmo nome, na região Noroeste, está passando por uma obra de readequação das fachadas e em breve terá aparência semelhante à original. Inaugurado em 1949 como um centro de comercialização de produtos agrícolas, o local é referência na história da economia e cultura de Belo Horizonte. 

 

Desde o ano 2000 o Mercado Popular da Lagoinha tornou-se um espaço de cultura, arte, promoção da saúde e qualificação profissional, com cursos e programas voltados a formação de mão-de-obra para padarias, pizzarias, restaurantes e outras atividades de produção e atendimento ao consumidor. 

 

A Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap) é a responsável por diversas intervenções para recuperar as características originais da fachada da edificação, que faz parte da história da capital. Estão sendo investidos aproximadamente R$ 375 mil na obra, com previsão de término no final deste ano. 

 

O escopo da obra contempla a remoção e recomposição de reboco, remoção de cerâmicas e pintura atual, execução de barrado, pintura de diversas estruturas, execução de revestimento, execução de peitoril conforme foto de fachada original, aplicação de verniz nas fachadas com tijolos transparentes e instalação de cerca elétrica.  

 

Em função da pandemia, diversas atividades oferecidas no local pelo Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional  CRESAN/Mercado Popular da Lagoinha, pelo Centro Cultural Liberalino Alves de Oliveira e pela Academia da Cidade Lagoinha foram adaptadas para o ambiente virtual.