Pular para o conteúdo principal

Mais de quatro quadros com mulheres famosas, como Fernanda Montenegro e Frida Karlo, em exposição.
Foto: Débora Oliveira/PBH

Exposição Mulheres do Mundo reúne obras de frequentadoras do CRPI

criado em - atualizado em
A exposição Mulheres do Mundo, que homenageia mulheres emblemáticas e inspiradoras, reúne pinturas no hall de entrada da Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania (avenida Afonso Pena, 342, Centro). A solenidade de abertura será às 13 horas de sexta-feira, dia 22 de março, e vai contar com apresentações artísticas e culturais. A exposição fica aberta para visitação até o dia 29 de março, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17 horas. A entrada é gratuita.

 

As 22 obras expostas foram criadas por frequentadoras do Centro de Referência da Pessoa Idosa durante oficinas de pintura em tinta acrílica. Ministrado pela artista visual Jônia Vieira, o projeto vem sendo desenvolvido por meio de pesquisa biográfica e construção da exposição desde fevereiro de 2018.

 

Jônia Vieira explica que a maioria de sua turma é composta por mulheres aposentadas que exerceram diferentes profissões. Na visão da professora, as alunas buscam, além do aprendizado e técnicas de pintura, a socialização com pessoas com interesse e vivências em comum. “As experiências com esses grupos me mostram a todo instante a transformação das pessoas. A expressão das ideias e sentimentos de cada uma”, diz.

 

A diretora de Política para Pessoa Idosa, Renata Costa, ressalta o crescimento de políticas públicas para a pessoa idosa em Belo Horizonte e o papel do Centro de Referência da Pessoa Idosa. “Ter um equipamento que participa da articulação da política para a população é substancial para o município. As oficinas tornam-se mecanismo de estímulo e redescoberta para essas pessoas, além de trabalhar habilidades”, diz a diretora.

 

O Centro de Referência da Pessoa Idosa também oferta aulas de teatro, música, artesanato, ginástica e diversas outras oficinas, além de eventos com foco para o convívio social e fortalecimento de vínculos comunitários. O Centro de Referência (avenida Dom Pedro II, 3250, Caiçara) funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17 horas.

 

Serviço

Abertura oficial da exposição: “Mulheres do Mundo”
Data: 22/03
Horário: 13h
Local: Sede da Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania