Pular para o conteúdo principal

Centro de Referência da Juventude, localizado ao lado da Praça da Estação, com carros estacionados na rua lateral, de dia.
Foto: Divulgação PBH

Exposição mostra fotos de adolescentes em situação de rua

criado em - atualizado em

O Centro de Referência da Juventude recebe a exposição “A Rua como você nunca viu”, com fotografias produzidas por adolescentes atendidos pelo “Consultório de Rua”, da Secretaria Municipal de Saúde. As fotos mostram a cidade sob o ponto de vista dos adolescentes, com seus laços sociais e afetos, mas também com vulnerabilidades. A exposição pode ser visitada até o dia 19/06. O Centro de Referência da Juventude fica na Rua Guaicurus, 112 – Centro.

 

As fotos são o produto final das oficinas de artes visuais ministradas nas ruas, no decorrer de 2016 e 2017, coordenadas pela equipe de Consultório de Rua da regional Centro Sul. São cerca de 40 fotos produzidas por 12 adolescentes. As fotos imprimem as marcas da cidade, apresentando uma construção artística pautada pela liberdade.

 

Os Consultórios de Rua atuam junto à população em situação de rua que faz uso prejudicial de álcool e outras drogas em cenas públicas de uso. Por meio do serviço são desenvolvidas ações compartilhadas e integradas com as políticas públicas de forma intersetorial. A equipe é composta por profissionais de nível técnico superior (enfermeiro, psicólogo, assistente social) arte educador, redutor de danos e motorista. Atualmente, a capital conta com quatro equipes, que atuam nas regionais Centro-Sul, Noroeste, Oeste e Norte.

 

O serviço utiliza uma Van como ponto de apoio no território e tem seu funcionamento que ocorrem de segunda a sexta-feira em período intermediário (15h às 21h). O dispositivo visa conhecer o público, estabelecer vínculo e acompanhar os casos em uso prejudicial de drogas construindo as ações e estratégias, na perspectiva da Redução de Danos, em conjunto com os sujeitos em acompanhamento. Fomenta a promoção integral do usuário e busca construir novas estratégias no percurso de vida.

 

O Consultório de Rua desenvolve atividades na própria cena de uso e promove oficinas de promoção em saúde no local. Dentre as atividades de oficina estão passeios, idas ao cinema, atividades culturais e esportivas, eventos comemorativos, dentre outras.