Pular para o conteúdo principal

Casa no Parque das mangabeiras com pedras à frente e montalha atrás.
Foto: Vander Brás/PBH

Exposição interativa “Sentidos do Nascer” volta ao Parque das Mangabeiras

criado em - atualizado em
A exposição “Sentidos do Nascer”, uma parceria entre a Prefeitura de Belo Horizonte e a Universidade Federal de Minas Gerais, reabre suas portas ao público no Parque das Mangabeiras. A exposição pode ser visitada até 13 de julho, às sextas-feiras, das 13h às 17h, e aos sábados, das 10h às 17h.

 

Coordenada por uma equipe multiprofissional das áreas de saúde e educação, a exposição “Sentidos do Nascer” usa o lúdico e o sensorial para levar informações sobre os benefícios do parto normal e sobre a saúde da mulher e do bebê. A mostra também pretende contribuir para esclarecer os mitos relacionados ao nascimento e ao parto, além de orientar sobre os prejuízos da cesariana sem indicação, bem como de outras intervenções não recomendadas durante o parto.

 

Os visitantes poderão participar de rodas de conversa e oficinas, assistir à exibição de documentários e, de forma interativa, experimentar as sensações da gravidez e do nascimento.

 

 

A exposição

No primeiro ambiente interativo a que o visitante terá acesso, batizado de ‘Gestação’, uma tela de televisão que exibe uma projeção 3D da imagem do visitante, que se vê grávido. Na sequência, as pessoas entram no espaço ‘Mercado do Parto’, que faz uma crítica à forma de tratamento da gestação e do parto como um negócio comercial. O terceiro ambiente - marco da exposição – é chamado de Sala de ‘Controvérsias’. Trata-se de um espaço para o diálogo entre os sujeitos que costumam opinar e influenciar a decisão da mulher sobre a via de parto durante a gestação. Um vídeo elaborado exclusivamente para a exposição mostra o diálogo de personagens que resumem a multiplicidade de pontos de vistas com argumentos contra ou a favor do parto normal. Com linguagem simples e direta, esse momento simula o que os casais grávidos costumam ouvir durante a gestação.

 

Após o vídeo, o público segue para a experiência sensorial do ‘Nascimento’. Nesse ambiente, os visitantes ouvem sons de batimentos cardíacos e ruídos que reproduzem o que a criança ouve quando está no ventre da mãe. Os visitantes, então, entram no útero e nascem passando pelo canal natural de parto. Ao final, serão recebidos pela imagem de uma grande e acolhedora mulher-mãe de braços abertos.

 

A exposição oferece também atividades formativas e programação variada para gestantes, seus companheiros e familiares por meio da exibição de filmes, da realização de rodas de conversa com grupos de apoio ao parto e de bate-papo com profissionais e professores da Universidade Federal de Minas Gerais, entre outras atrações.

 

“Sentidos do Nascer” foi vencedora do prêmio InovaSUS 2015 - Gestão da Educação na Saúde da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde, que reconheceu, incentivou e premiou projetos e experiências inovadoras na Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde no âmbito do SUS.

 

 

Serviço

Exposição interativa “Sentidos do Nascer” no Parque das Mangabeiras

Período: 15 de março a 13 de julho de 2019

Horário: de 13h às 17h (sextas-feiras) e de 10h às 17h (sábados)

Local: Parque das Mangabeiras (avenida José do Patrocínio Pontes, 580, Belo Horizonte - MG)

Informações e agendamento de visitas em grupos (acima de cinco pessoas) neste link.

Contato: (31) 98797-1924 – Sônia Lansky | (31) 98794-1924 – Bernardo Jefferson