Pular para o conteúdo principal

Praça da Estação
Foto: Stenio Lima/ PBH

Eventos do edital Zona Cultural Praça da Estação começam a ser realizados

criado em - atualizado em


O ano de 2020 será de agenda cultural variada nos espaços culturais do Baixo Centro de Belo Horizonte, com a realização dos eventos contemplados pelo edital Zona Cultural Praça da Estação. A agenda estreia no próximo dia 11, com a primeira de mais de 130 atividades que serão promovidas ao longo do ano.

A programação inclui eventos de música, teatro, dança, exibição de filmes e exposição fotográfica, entre outros que, ao longo do ano, devem receber um público de mais de 80 mil pessoas. Os eventos acontecerão em  diferentes equipamentos culturais que compõem o Baixo Centro e a programação, ofertada gratuitamente ou a preços populares, será atualizada mensalmente neste site.

Para a Secretária Municipal de Cultura, Fabíola Moulin, a seleção de projetos e a agenda de atividades ofertada vão ao encontro do objetivo do edital: reconhecer, valorizar e potencializar as atividades artísticas e culturais da região.

“Ao longo do ano, a população terá acesso a uma programação cultural diversificada, que potencializará a ocupação desta importante região da cidade, promovendo o seu fortalecimento como um espaço democrático e que concentra relevantes manifestações artísticas em Belo Horizonte”, ressalta Fabíola Moulin.

O edital foi lançado em 2019 pela Secretaria Municipal de Cultura. Promovida por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura (LMIC), com recursos do Fundo Municipal de Cultura, a iniciativa convidou artistas e produtores culturais da cidade a inscreverem seus projetos, em diferentes categorias, com a distribuição de R$ 500 mil.

As propostas foram selecionadas pela Câmara de Fomento à Cultura Municipal – órgão formado por representantes da administração pública municipal e do setor cultural que avalia e direciona os recursos financeiros que serão atribuídos aos projetos contemplados na LMIC.

 

A Zona Cultural Praça da Estação

Instituída por meio do Decreto Municipal 16.417, a Zona Cultural Praça da Estação é um território reconhecido por instituições públicas e pela sociedade civil como referência para a realização de práticas culturais e artísticas, de caráter urbano e tradicional.

O espaço contempla equipamentos culturais públicos e privados, onde são ofertadas atividades capazes de possibilitar a fruição da diversidade cultural presente na cidade.


 

Agenda

Em março, três eventos estão confirmados e serão realizados em dois espaços culturais do Baixo Centro. Confira a programação:
 

Perifeira
Feira colaborativa da economia criativa, apresenta diferentes tipos de produtos artesanais. É promovida desde 2018 por jovens empreendedores da cidade.
Data: 11 e 12 de março
Local: Centro de Referência da Juventude - CRJ (Rua Guaicurus - Centro, Belo Horizonte)

Samba da Meia Noite
Apresentação do grupo formado por percussão, sambadeiras e sambadeiros, que busca, por meio do samba de roda, sustentar, divulgar e manter viva essa riqueza cultural brasileira.
Data: 14 de março
Local: Centro de Referência da Juventude – CRJ (Rua Guaicurus, Centro, Belo Horizonte)
 
4º Festival de Reggae de BH
Um final de semana inteiramente dedicado ao reggae, com shows e rodas de conversa sobre o fomento cultural e o mercado de reggae em Minas Gerais.
Data: 14 e 15 e março
Local: Viaduto Santa Tereza