26 Abril 2024 -
Para celebrar o Dia Internacional da Dança (29 de abril) o Centro de Referência da Dança de Belo Horizonte – CRDançaBH e o Teatro Marília, em parceria com a Escola Livre de Artes Arena da Cultura, promovem nesta segunda (29) e terça-feira (30), a partir das 19h, o “Conversas Dançadas”, evento com rodas de conversa sobre dança e apresentações cênicas. A entrada é gratuita e não é preciso retirar ingressos com antecedência. A programação completa dos Teatros Municipais pode ser acessada no Portal Belo Horizonte.
Na segunda-feira (29), o Conversas Dançadas debate “As ritualidades como farol”. Será uma oportunidade de aproximação com as ritualidades tão próprias aos modos de viver dos povos originários e às culturas negras, incluindo as Danças de Matrizes Africanas e Afro-brasileiras. A experiência espera colaborar para o reconhecimento e afirmação de lógicas e valores que podem nos guiar nas práticas em dança. Participam como ‘provocadoras’ deste encontro, Sol Kuaray, indígena em retomada Payayá, Darapü’üna Tikuna; Júnia Bertolino, mestre das danças afro-brasileiras e Rodrigo Antero.
Já na terça-feira (30), o Conversas Dançadas traz para o palco do Marília o tema “Processos de formação em dança: Práticas plurais de cultivo, invenção e transformação”. Será um encontro cujo formato foi construído coletivamente e abarcará intervenções cênicas, apresentações e uma roda de conversa. A iniciativa mira destacar as diferenças e possíveis correspondências entre as diretrizes que regem os processos de formação em dança em instituições como a Escola Livre de Artes Arena da Cultura, da PBH, o Centro de Formação Artística e Tecnológica da Fundação Clóvis Salgado - CEFART, o Centro Interescolar de Cultura Arte Linguagens e Tecnologias - CICALT e a Spiral Escola de Dança.
Serviço
Conversas Dançadas | Evento em celebração ao Dia Internacional da Dança
Data: segunda (29) e terça-feira (30), às 19h
Entrada gratuita | Sem retirada de ingressos
Local: Teatro Marília (Av. Alfredo Balena, 586, Santa Efigênia)