Pular para o conteúdo principal

Evento de aniversário da Pampulha traz shows e apresentações gratuitas
Divulgação

Evento de aniversário da Pampulha traz shows e apresentações gratuitas

criado em - atualizado em

Patrimônio Cultural Mundial pela Unesco, o Conjunto Moderno da Pampulha chegou ao marco de 80 anos. As celebrações têm sido em grande estilo, com uma série de atividades que começaram no ano passado e continuam em 2024. As atividades incluem atrações artísticas, exposições, encontros educativos, mostras, seminários e lançamentos de livros, entre outras. No domingo (23), o “Fecomércio Pampulha Celebra” também comemora este símbolo arquitetônico, cultural e turístico de Belo Horizonte. A programação acontece a partir das 14h, na Praça da Pampulha (Praça Geralda Damata Pimentel), com apresentações musicais e cênicas de importantes artistas da cena mineira e nacional.

A edição especial do evento conta com show da cantora Fernanda Abreu (RJ) convidando Augusta Barna; baile sonoro e oficina do Forró Sound System; Festival “EmBrasa”, do Bloco Magnólia, com convidados internacionais; e espetáculo teatral “As Cores da América Latina”, do grupo Panorando Cia e Produtora, de Manaus (AM), atração em parceria com o Festival Internacional de Teatro — FIT BH . A entrada é gratuita, sem retirada de ingressos.

O “Fecomércio Pampulha Celebra” é realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte e pelo Sistema Fecomércio MG, por meio do Sesc em Minas, com o apoio cultural do Ministério Público do Estado de Minas Gerais, através de recursos do Fundo Especial do Ministério Público - FUNEMP. O evento integra a programação do Circuito Municipal de Cultura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (SMC) e da Fundação Municipal de Cultura (FMC), em parceria com o Instituto Odeon.

A secretária municipal de Cultura, Eliane Parreiras destaca a parceria com o Sesc Minas na realização do “Fecomércio Pampulha Celebra”, com uma programação inteiramente gratuita que dá sequência às comemorações de 80 anos do Conjunto Moderno da Pampulha. "A celebração dos 80 anos do Conjunto Moderno da Pampulha é um marco significativo para Belo Horizonte, refletindo o compromisso do prefeito Fuad Noman em preservar e promover a riqueza cultural da cidade. Este evento, realizado em parceria com o Sistema Fecomércio MG, por meio do Sesc Minas, com apoio cultural do Ministério Público do Estado de Minas Gerais, através de recursos do Fundo Especial do Ministério Público - FUNEMP,  é uma oportunidade para que a população e os visitantes desfrutem de uma programação variada e acessível, que inclui desde espetáculos teatrais até apresentações musicais e oficinas educativas. O Conjunto Moderno da Pampulha, reconhecido como Patrimônio Cultural Mundial pela Unesco, simboliza o espírito inovador e a riqueza artística de Belo Horizonte. Ao oferecer atividades gratuitas neste espaço, reforçamos a necessidade de democratização da cultura e da valorização de nosso patrimônio. É um momento de celebração e reconhecimento da importância deste legado histórico", afirma

Programação

A programação começa às 14h, com o baile sonoro e a oficina do Forró Sound System. Direcionado a todas as idades, o projeto já marcou presença em importantes eventos do calendário cultural da cidade, como “Arraial de Belo Horizonte” e “Virada Cultural de Belo Horizonte”, levando professores de dança para praças e ruas, e convidando as pessoas a aprenderem os passos básicos deste cativante ritmo nordestino. Nesta edição especial, o grupo convida para discotecar os coletivos "Do Sertão ao Asfalto", com o DJ Fred Boi, e o coletivo de rua "Ponto Nordeste", representado pelo DJ Dioh. Além do baile sonoro de luxo, estarão presentes os professores e artistas Guilherme Veras e Viviane Pernambuco, ensinando o público a dançar em uma rápida e prática oficina.

Em seguida, às 15h, o evento recebe uma atração do “Embrasa Brass”, festival que enaltece a música instrumental e os instrumentos de sopro, criado pelo Bloco Magnólia, um bloco inspirado nos cortejos de jazz de Nova Orleans e que se tornou referência nacional no estilo, abrindo espaço para novos grupos da cena instrumental. Para a edição do “Fecomércio Pampulha Celebra”, o Magnólia se apresenta como anfitrião convidando Neris Rodrigues, mulher nordestina, trombonista e que está circulando com seu trabalho autoral; Nestor Lombida, renomado regente cubano que reside em Belo Horizonte e é uma enciclopédia da música negra africana; e Idowu Akinruli, músico performer nigeriano que mora no Brasil.

Completando as apresentações da tarde, às 17h30 será encenada a peça de teatro “As Cores da América Latina”, produzida pelo grupo Panorando Cia e Produtora, que desembarca na capital mineira direto de Manaus (AM). A montagem, integrante desta edição do FIT BH (Festival Internacional de Teatro Palco e Rua de Belo Horizonte), é inspirada em três manifestações culturais latino-americanas: “Fiesta de la Tirana (Chile), Huaconada (Peru) e Cavalo-Marinho (Brasil). Os atores misturam expressões de dança, teatro e circo, a partir de uma estética de cores vibrantes, tendo todos os personagens com os rostos camuflados por máscaras de Fofão – tradicional figura do Carnaval maranhense.

Para encerrar a festa, às 19h, Fernanda Abreu realiza um show regado a pop, samba e funk carioca – estilo este que ajudou a popularizar. A apresentação da cantora e compositora carioca reúne os principais sucessos de sua carreira, iniciada nos anos 80, que conta com músicas como “Garota Sangue Bom”, “Rio 40 Graus” e “Você Pra Mim”. O show do “Fecomércio Pampulha Celebra” terá participação da cantora e compositora Augusta Barna, destaque da cena musical belo-horizontina contemporânea.

Pampulha 80 Anos

Inaugurado em 1943, o Conjunto Moderno da Pampulha concentra criações arquitetônicas, paisagísticas e artísticas de Oscar Niemeyer, Roberto Burle Marx e Cândido Portinari. As obras desses artistas estão abrigadas no Museu de Arte da Pampulha, na Casa do Baile – Centro de Referência da Arquitetura, Urbanismo e Design, no Iate Tênis Clube, no Museu Casa Kubitschek e no Santuário Arquidiocesano São Francisco de Assis, conhecido como Igrejinha da Pampulha. Em 16 de julho de 2016, o Conjunto Moderno da Pampulha foi declarado Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco.

Sesc em Minas

Parte do Sistema Fecomércio MG e integrante da Confederação Nacional do Comércio, o Sesc, Serviço Social do Comércio, é uma instituição privada, mantida pela contribuição sindical dos empresários do comércio. Atuando em Minas Gerais desde 27 de junho de 1948, o Sesc em Minas atua em todas as regiões do estado, com unidades fixas e móveis. Suas atividades têm o objetivo de promover bem-estar e qualidade de vida para a população, oferecendo condições especiais aos trabalhadores do comércio e seus dependentes.

Circuito Municipal de Cultura

O Circuito Municipal de Cultura foi criado com o compromisso de oferecer uma programação contínua, em diversos formatos, a partir de ações descentralizadas nas nove regionais da PBH. Desde então, o projeto tem realizado shows, espetáculos cênicos, intervenções urbanas, exibição de filmes e mostras temáticas, além de atividades de reflexão e formação em diferentes linguagens artísticas, reforçando seu importante papel de fomento.

Entre dezembro de 2019, quando foi lançado, e março de 2024, o Circuito Municipal de Cultura realizou 1.019 atividades artísticas e culturais, que alcançaram um público estimado de aproximadamente 565 mil pessoas. Incluindo ações presenciais, virtuais e híbridas, a programação ocorrida durante esse período histórico do projeto movimentou a contratação de milhares de artistas e profissionais.

Serviço | “Fecomércio Pampulha Celebra”
Quando. Domingo (23), a partir de 14h
Onde. Praça da Pampulha - Praça Geralda Damata Pimentel
(Rua Versília, s/n, Pampulha)
Quanto. Entrada gratuita, sem necessidade de retirada de ingressos

Programação | “Fecomércio Pampulha Celebra”
14h — Forró Sound System — DJ e aulão de forró
15h — “Festival EmBrasa” — Show Bloco Magnólia e convidados
17h30 — Espetáculo “As Cores da América Latina” - Panorando Cia e Produtora (AM)
19h — Show Fernanda Abreu (RJ) convida Augusta Barna